Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de fevereiro de 2011

Castelo Branco: Forum da ESART começa segunda-feira com palestra de Rui Nery e José Nuno Martins

Por: Diario Digital Castelo Branco

Rui Vieira Nery e José Nuno Martins vão estar na edição deste ano do Fórum ESART.   Rui Vieira Nery e José Nuno Martins vão estar na edição deste ano do Fórum ESART. Uma vez mais, a iniciativa conta com diversas palestras, workshops, uma exposição, sobre a magia da Polaroid, da autoria de Raul Cunca, e pela primeira vez os cursos de música do IPCB/ESART, participarão no evento.

"Com esta actividade pretendemos conciliar os aspectos pedagógicos com actividades abertas à sociedade", justifica Carlos Maia, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O Fórum ESART 2011 está dividido em partes distintas, uma para os alunos, a qual inclui sessões de trabalho com a presença de diferentes especialistas nas áreas de formação da Escola e uma outra aberta à comunidade, com os concertos, as palestras e as exposições.
 
"Trata-se de um evento que é capaz de fomentar a relação entre a escola e os agentes do mercado, através da participação de especialistas que irão transmitir mais-valias aos nossos alunos", refere também José Filomeno Raimundo, director da ESART. Paralelamente ao Fórum vai decorrer o estágio da Orquestra Sinfónica da ESART, que actuará sob a orientação do maestro Luís Carvalho.

As palestras, no dia 14 de manhã, de Rui Vieira Nery, antigo membro do Governo de António Guterres e um dos maiores especialistas
nacionais em política cultural, de José Nuno Martins, produtor de rádio e televisão, e do designer Pedro Marques Mendes, são a nota de destaque para a abertura do evento.

Ainda no mesmo dia, pelas 14H30 haverá mais conferências com as presenças da pianista Margarida Pratz, do designer de informação Paul Mijksenaar (com trabalhos nos aeroportos de Amesterdão e Roterdão), do designer da Faculdade de Artes de Barcelona, Cristovão Pereira e da designer de moda, Helena Cardoso.

O primeiro dia do Fórum ESART termina com um recital de ópera no Museu Tavares Proença Júnior. No dia 15 será inaugurada a exposição de desenho, da autoria de José de Acilu y Gutiérrez. O programa prossegue no dia 16, no Cine Teatro Avenida com uma mostra de curtas-metragens, pelas 21H30. No 17 de Fevereiro, realiza-se a mesa redonda, com intervenções do fotógrafo Jorge Molder, António Pita, Delfim Sardo e Nuno Cunha, na Biblioteca Municipal.

O concerto comemorativo dos 500 anos de Amato Lusitano é outro dos momentos altos do Fórum, com a Orquestra Sinfónica da ESART a subir ao palco do Cine Teatro Avenida, no dia 18. A inauguração da exposição Magia da Polaroid encerra com chave de ouro o Fórum ESART 2011. A mostra, que estará patente no Museu Tavares Proença até ao dia 31 de Março, inclui 60 peças entre máquinas, equipamentos e diversos documentos de 1948 a 2010. Raul Cunca, docente do IPCB/ESART, autor da exposição, revela que a iniciativa "tem uma dimensão documental, emocional e profissional".
 
Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!