Por: Diario Digital Castelo Branco
O Complexo Escolar de Idanha-a-Nova foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, na passada sexta-feira, dia 13, coincidindo com a abertura do novo ano escolar.
O Complexo Escolar de Idanha-a-Nova foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, na passada sexta-feira, dia 13, coincidindo com a abertura do novo ano escolar.
As instalações, que acolhem as valências de Jardim-de-infância e Escola Básica do 1º Ciclo, sofreram obras realizadas pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, num investimento de cerca de um milhão de euros, comparticipado por fundos comunitários.
O projeto consistiu na reconstrução e ampliação de um novo edifício escolar, composto por dois pisos e vários espaços, e na construção de um parque infantil ao ar livre. O novo edifício é dotado de duas salas de Jardim de Infância, passando a integrar a educação pré-escolar no Complexo, três salas de aula do 1º Ciclo (que acrescem a outras três num edifício adjacente) e uma sala de atividades para estes alunos, duas salas polivalentes, recreio coberto, vestíbulos, gabinete de apoio à família, sala de professores e instalações sanitárias.
A qualidade das instalações e equipamentos do Complexo Escolar de Idanha-a-Nova colocam este estabelecimento entre os melhores do país, fruto de uma pesquisa intensiva das melhores soluções existentes nas escolas portuguesas.
No ato inaugural, Armindo Jacinto lembrou que a obra foi lançada pelo anterior presidente da Câmara Municipal, Álvaro Rocha. Realçou ainda que autarquia continua a apostar na criação de condições para uma educação de qualidade no concelho de Idanha-a-Nova, sempre “de mãos dadas com a comunidade escolar”.
“Queremos que as nossas crianças cresçam em Idanha-a-Nova com um nível cultural e educativo superior, porque elas são o futuro do concelho. Esse é o desafio de todos, desde direções de estabelecimentos de ensino, professores, pais, Câmara Municipal e alunos”, concretizou Armindo Jacinto.
O presidente do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, António Rijo Salgueiro, felicitou a Câmara de Idanha-a-Nova por “proporcionar condições magníficas” às crianças do concelho. “Não haverá em Portugal muitas escolas com esta qualidade”, sublinhou.
Também a Associação de Pais, representada na cerimónia por Vítor Augusto, enalteceu as “ótimas condições” da escola, considerando-as uma garantia “de que as nossas crianças se vão sentir bem aqui”.
O novo Complexo Escolar de Idanha-a-Nova tem 50 crianças na valência de Jardim-de-infância, divididas por dois grupos de educação pré-escolar, e cerca de 220 alunos na Escola Básica do 1º Ciclo, divididos por seis turmas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet