Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 18 de setembro de 2013

Castelo Branco: Docente da EST apresenta contribuições técnicas para os futuros sistemas de telemóveis

Por: Diario Digital Castelo Branco

O docente da Escola Superior de Tecnologia Paulo Marques acaba de regressar dos Estados Unidos da América, onde apresentou duas contribuições técnicas relacionadas com a nova arquitetura da rede de telemóveis.

O docente da Escola Superior de Tecnologia Paulo Marques acaba de regressar dos Estados Unidos da América, onde apresentou duas contribuições técnicas relacionadas com a nova arquitetura da rede de telemóveis.

Paulo Marques participou na reunião do comité técnico “Reconfigurable Radio Systems” (RRS) que decorreu, durante os dias de 9 a 13 de Setembro, na sede mundial da INTEL, situada na região do Silicon Valley, São Francisco, Califórnia.

A presença do docente do IPCB/EST neste encontro teve por objetivo contribuir com os resultados recentes da sua investigação para a definição das normas (texto do standard TS 103 145) que estão a ser desenvolvidas pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI). A investigação na área das telecomunicações móveis tem vindo a ser realizada no âmbito do projeto GREEN-T, financiado pelo QREN e onde o IPCB é parceiro.

Em concreto, as contribuições técnicas apresentadas por Paulo Marques estão relacionadas com a definição duma nova arquitetura da rede de telemóveis capaz de explorar bandas de frequência não utilizadas pela TV digital terrestre (TDT) na banda UHF, proporcionado uma maior velocidade de acesso à Internet. Neste contexto, um problema relevante para o ETSI é a gestão automática das frequências rádio em zonas de fronteira por forma a evitar interferências entre países.

As contribuições foram bem recebidas pelo ETSI e têm potencial para serem incluídas nas especificações finais dos futuros sistemas de telemóveis. A estandardização é um processo complexo e demorado mas muito importante na transferência de resultados de investigação científica em produtos. É graças à estandardização da tecnologia que se conseguem poupanças de escala no processo de fabrico dos telemóveis, levando à sua massificação e redução de preço ao consumidor final.

Na reunião do comité técnico “Reconfigurable Radio Systems” estiveram presentes representantes das multinacionais INTEL, QUALCOMM, INTERDIGITAL, NSN, SONY, ZTE entre outras

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!