Por: Diario Digital Castelo Branco
O docente da Escola Superior de Tecnologia Paulo Marques acaba de regressar dos Estados Unidos da América, onde apresentou duas contribuições técnicas relacionadas com a nova arquitetura da rede de telemóveis.
O docente da Escola Superior de Tecnologia Paulo Marques acaba de regressar dos Estados Unidos da América, onde apresentou duas contribuições técnicas relacionadas com a nova arquitetura da rede de telemóveis.
Paulo Marques participou na reunião do comité técnico “Reconfigurable Radio Systems” (RRS) que decorreu, durante os dias de 9 a 13 de Setembro, na sede mundial da INTEL, situada na região do Silicon Valley, São Francisco, Califórnia.
A presença do docente do IPCB/EST neste encontro teve por objetivo contribuir com os resultados recentes da sua investigação para a definição das normas (texto do standard TS 103 145) que estão a ser desenvolvidas pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI). A investigação na área das telecomunicações móveis tem vindo a ser realizada no âmbito do projeto GREEN-T, financiado pelo QREN e onde o IPCB é parceiro.
Em concreto, as contribuições técnicas apresentadas por Paulo Marques estão relacionadas com a definição duma nova arquitetura da rede de telemóveis capaz de explorar bandas de frequência não utilizadas pela TV digital terrestre (TDT) na banda UHF, proporcionado uma maior velocidade de acesso à Internet. Neste contexto, um problema relevante para o ETSI é a gestão automática das frequências rádio em zonas de fronteira por forma a evitar interferências entre países.
As contribuições foram bem recebidas pelo ETSI e têm potencial para serem incluídas nas especificações finais dos futuros sistemas de telemóveis. A estandardização é um processo complexo e demorado mas muito importante na transferência de resultados de investigação científica em produtos. É graças à estandardização da tecnologia que se conseguem poupanças de escala no processo de fabrico dos telemóveis, levando à sua massificação e redução de preço ao consumidor final.
Na reunião do comité técnico “Reconfigurable Radio Systems” estiveram presentes representantes das multinacionais INTEL, QUALCOMM, INTERDIGITAL, NSN, SONY, ZTE entre outras
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet