Por: Diario Digital Castelo Branco
São mais de 10.000 os balões que vão assinalar o início do ano letivo e o Dia Internacional da Paz (estabelecido pela Organização das Nações Unidas a 21 de setembro, este ano um sábado) nas escolas do Grupo GPS.
São mais de 10.000 os balões que vão assinalar o início do ano letivo e o Dia Internacional da Paz (estabelecido pela Organização das Nações Unidas a 21 de setembro, este ano um sábado) nas escolas do Grupo GPS.
Entre as 12h30m e as 13h00, de hoje, as 24 escolas realizam uma largada de balões brancos. Alunos e colaboradores são desafiados a escrever uma mensagem de paz nos seus balões que e, de vários pontos do país, vão voar e assinalar de forma original a abertura do ano letivo.
Os alunos das escolas do Grupo GPS iniciaram o seu ano escolar entre 12 e 16 de setembro, embora o ano letivo tenha começado no dia 2 de setembro para docentes e não docentes. Este é assim o culminar de duas semanas de intenso trabalho de preparação das atividades letivas e receção dos alunos nas escolas do Grupo GPS.
O Dia Internacional da Paz foi declarado pela Organização das Nações Unidas a 30 de novembro de 1981 e é celebrado anualmente a 21 de setembro. Esta efeméride pretende sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz no mundo e para a promoção de ações que coloquem um ponto final aos conflitos entre povos. Este ano o tema deste Dia Internacional é a “Educação pela Paz”.
«Esta iniciativa pretende assinalar a abertura do ano letivo em todas as escolas do Grupo em simultâneo, promovendo a amizade e a ligação entre todos os nossos mais de dez mil alunos e colaboradores. Com a proximidade da data do Dia Internacional da Paz, queremos envolver todos os alunos e sensibilizá-los através do gesto simbólico de difundir uma mensagem de paz num balão branco», adianta Daniela Moço, membro da Comissão Executiva do Grupo GPS. «A educação para a paz é um dos principais objetivos desta ação, que integra em pleno a promoção da tolerância e da harmonia junto dos nossos estudantes». conclui.
No site oficial da ONU, o secretário-geral Ban Ki-moon lembra que atualmente 57 milhões de crianças não têm acesso à educação, e pede a todos os governantes dos países que invistam na educação para incentivar as crianças a praticar a cidadania baseada em valores de tolerância e diversidade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet