Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 24 de fevereiro de 2011

Castelo Branco: Crianças brincam aos médicos no Hospital

Por: Cristina Valente

Promover a saúde e ajudar as crianças a perder o medo do Hospital e de alguns profissionais de saúde é o objectivo do projecto “Hospital Porta Aberta à Escola”, que está a decorrer até final de Julho e que regressará no próximo ano lectivo.

Promover a saúde e ajudar as crianças a perder o medo do Hospital e de alguns profissionais de saúde é o objectivo do projecto “Hospital Porta Aberta à Escola”, que está a decorrer até final de Julho e que regressará no próximo ano lectivo.

O primeiro grupo a participar no projecto, foi uma turma do 3º ano da Afonso de Paiva, entusiasmados com a ideia de “brincar” aos médicos, os mais novos vestiram a bata e colocaram a mascara para poder “vestir” a pele dos profissionais de saúde.

Na abertura oficial do projecto, Luis Correia, Administrador  da Unidade Local de Saúde., afirmou que esta é uma forma de a população conhecer a ULS e ao mesmo tempo promover a saúde “no futuro este é um projecto que podemos dirigir a outros público e a outras faixas etárias, nesta postura que temos de abrir a ULS à população” afirmou Luis Correia.

O projecto tem como objectivo principal “fomentar o envolvimento do Hospital com a comunidade, melhorando e desmistificando a relação entre as instituições de saúde e a comunidade permitindo, deste modo, reforçar o desempenho social do mesmo, potenciá-lo como veículo educativo de aprendizagem e reduzir os medos em relação à Instituição e às pessoas que nela trabalham”.

A iniciativa é dirigida às crianças do pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico de todos os Agrupamentos de Escolas pertencentes à área de intervenção da ULS de Castelo Branco, teve uma óptima recepção por parte dos responsáveis pelos agrupamentos, e todas as terças e quintas feiras já estão preenchidas até final de Julho “já temos inclusive marcações para o próximo ano lectivo, o que para nós é muito gratificante” diz uma das responsáveis do projecto.

Durante a visita ao Hospital as crianças farão uma visita ao serviço de Pediatria, e depois brincam ao faz de conta, uns são médicos outros os enfermeiros outros ainda os doentes, e assim contactam com agulhas, soros, e afins para que um dia tiverem que ir ao hospital não tenham medo e conheçam já alguns instrumentos utilizados pelos profissionais de saúde.
Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!