Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 7 de outubro de 2013

Castelo Branco: Politécnico ainda desconhece orçamento para este ano

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) alertou hoje para o facto de a instituição a que preside "não ter ainda conhecimento” da sua parte do “Orçamento do Estado para 2013".

O presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) alertou hoje para o facto de a instituição a que preside "não ter ainda conhecimento” da sua parte do “Orçamento do Estado para 2013".

Carlos Maia falava à margem da tomada de posse dos membros cooptados do Conselho Geral do IPCB, que decorreu hoje à tarde em Castelo Branco.

"Estamos a terminar 2013 e não sabemos qual é o orçamento final para este ano. Não há planeamento que resista a esta forma de política", disse o presidente do Politécnico.

Carlos Maia referiu que esta situação "resulta do facto do senhor ministro da Educação e do ministério que ele tutela terem ficado de fazer alguns ajustes que até ao momento não são conhecidos".

O presidente do IPCB lembrou ainda que, "em quatro anos, o ensino superior teve um corte orçamental superior a 35 por cento”.

“Se esse corte fosse aplicado a todos os setores de atividade da sociedade portuguesa, teríamos [em Portugal] um ‘superavit’ em vez de défice".

O Conselho Geral do IPCB ficou hoje completo com a tomada de posse dos membros cooptados: Daniel Proença de Carvalho (advogado, ex-ministro da Comunicação Social e presidente do Conselho de Administração da ZON Multimédia), António Trigueiros de Aragão (administrador da Fábrica Lusitana e presidente da direção do Núcleo Empresarial de Castelo Branco), José Salas Pires (diretor de Serviços e Tecnologias da Informação da PT), Adelina Martins (diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro), Armindo Jacinto (presidente do Conselho de Administração da Naturtejo), António Vieira Pires (presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco) e António de Melo Bernardo (diretor da Segurança Social de Castelo Branco).

A escolha dos membros exteriores ao IPCB foi feita no dia 10 de julho.

Em março, o Instituto Politécnico tinha elegido os docentes para o Conselho Geral, tendo-se apresentado duas listas às eleições. Na altura, foram eleitos os seguintes docentes e investigadores: Celestino Almeida (Lista A), Maria João Guardado Moreira (A), João Petrica (B), Nuno Castela (A), Ana Fernandes (A), Isabel Margarida Antunes (B), João Ventura (A), Sara Nunes (A), Maria Teresa Albuquerque (B), António Fernandes (A), João Carneiro (A), Maria Cristina Almeida (B) e Maria Luísa Castilho (A).

O Conselho Geral integra ainda Ricardo Batista, como funcionário não docente, e os alunos Paulo Regalo, Arnaldo Faustino, João Nunes e João Duarte.

A eleição para presidente do Conselho Geral do IPCB "será feita numa outra reunião a agendar", justificou o docente João Petrica, que presidiu à tomada de posse.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!