Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Esta programação resulta de uma parceria entre a Scutvias, concessionária da autoestrada, e os governos civis dos três distritos - Guarda, Castelo Branco e Santarém.
Promover “a aproximação, a sã convivência e o enriquecimento da cultura regional, através da música apresentada por uma associação e cinco escolas de música clássica”, é o objetivo.
O festival arranca dia 12 de março, em Mação, no cine teatro local, com a subida ao palco do Conservatório de Música São José da Guarda, com a Orquestra de Cordas, dirigida por Carlos Canhoto, e o Coro de Câmara dirigido por João Delgado.
Neste concerto participa, ainda, a Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com o seu coro dirigido por José Carlos Oliveira.
O segundo concerto realiza-se a 02 de abril, no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, com o Conservatório de Música da Covilhã e a sua Orquestra Infantil, dirigida por Gonçalo Ruivo, Concha Tavares e Maria Gomes.
Este espetáculo conta, igualmente, com a presença da Associação Cultural da Beira Interior e o coro, dirigido por Luís Cipriano.
A sexta edição de Festival de Música da Beira Interior encerra no dia 07 de maio, no Teatro Municipal da Guarda, com o Conservatório de Castelo Branco, que apresenta a sua Orquestra Sinfónica, dirigida por Carlos Baltazar, e a Academia de Música e Dança do Fundão, que apresenta uma obra para bailado, Música Electrónica, Orquestra Sinfónica e Coro, com direção de Duarte Dinis Silva e coreografia de Sílvia Tourais.
O administrador da Scutvias, Levi Ramalho considera que este é um “festival que procura ter um propósito o mais abrangente possível”.
Levi Ramalho frisa, por outro lado, que este "é um palco cada vez mais importante para estas terras que envolvem a A23, uma via rápida que liga as pessoas, mas também os afetos e a cultura".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet