Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os organizadores esperam juntar um grupo até 20 voluntários para intervir “em cinco escolas do concelho junto de alunos a partir dos 10 anos e até ao ensino universitário inclusive”, explicou à Lusa, Graça Rojão, técnica social.
A intervenção “vai centrar-se na dinamização de jogos pedagógicos nos recreios escolares, tendo em vista prevenir problemas como o bullying ou a violência no namoro”, sublinhou.
O objetivo passa por “reforçar a capacidade dos alunos e alunas de resolução não-violenta de conflitos”.
A iniciativa intitulada Ubicool está incluída no Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa.
De acordo com Graça Rojão, as fichas de inscrição de voluntários já estão disponíveis e a Coolabora pretende “desafiar os jovens universitários a realizar actividades de promoção de uma cultura de paz e de não-violência em contextos educativos”.
A partir do momento em que se inscrevam, “os voluntários são convocados para uma reunião inicial e um processo de seleção”. Daí em diante, realiza-se um trabalho em conjunto coordenado pela Coolabora, concluiu.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet