Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Aquela estrutura partidária, liderada por Fonseca de Carvalho, entende que a decisão da introdução de tarifas nestas duas autoestradas, a partir de abril, “é profundamente prejudicial e injusta para a população do distrito da Guarda”.
O CDS-PP/Guarda recorda que “estas vias de comunicação foram, desde sempre, anunciadas ao país e às pessoas por elas servidas como infraestruturas sem custos para o utilizador e como um fator promotor da coesão nacional”.
“Desde o início do processo de lançamento das SCUT (autoestradas Sem Custos para o Utilizador) que, quem nele interveio, teve ao seu dispor elementos suficientes que apontavam para a insustentabilidade do modelo”, é referido.
Acrescenta que as autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Vilar Formoso/Aveiro), sempre foram designadas como “vias com perfil de autoestrada” porque “nunca cumpriram os requisitos técnicos impostos para os traçados de autoestrada”.
“Hoje, não existem alternativas às SCUT, uma vez que a Estrada Nacional (EN) 16 e EN 18, ou se encontram degradadas, ou nalguns casos já não existem ou estão transformadas em autênticas vias urbanas de diversas localidades, manifestamente desadequadas à função que outrora desempenharam”, refere o partido.
A distrital do CDS-PP também vaticina que “o aumento do fluxo de trânsito nas estradas nacionais e municipais pode vir a ter um forte impacto no aumento da sinistralidade” e que a aplicação de portagens contribui para “a redução da competitividade das empresas” e “compromete o desenvolvimento” da região.
“O distrito já apresenta sinais evidentes de desertificação e envelhecimento da população”, salienta o CDS-PP, acrescentando que, com portagens nas autoestradas, o “desenvolvimento continuará a ser adiado e a região condenada à irrelevância social e económica”.
O CDS/PP discorda da argumentação do “utilizador/pagador”, deixando a garantia de “tudo fazer”, junto das entidades competentes, “no sentido da suspensão deste processo”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet