Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
José Sócrates falava aos jornalistas após o discurso de posse de Cavaco Silva como Presidente da República, considerado muito crítico em relação à ação dos últimos governos.
No entanto, José Sócrates disse estar “muito de acordo com aquilo que o Presidente [da República] referiu como sendo a necessidade de se unirem os esforços de todos para responder à atual situação – aliás, é isso que o Governo tem feito”.
“Muitas vezes o Governo faz isso sozinho, tomando medidas difíceis que são necessárias tomar para responder a esta situação”, defendeu o primeiro-ministro, antes de deixar um recado aos outros órgãos de soberania, Parlamento e Presidência da República.
“O Governo espera é o entendimento por parte de outros órgãos de soberania para que ajudem o Governo a fazer aquilo que é absolutamente imprescindível fazer: Uma governação que tem como primeiro objetivo pôr as contas públicas em ordem.”, disse.
Em segundo lugar, de acordo com José Sócrates, “o objetivo do Governo é puxar pelas exportações”.
“E estou muito de acordo com o Presidente da República nesse ponto. Queremos fazer as reformas estruturais essenciais para o país, mas isso significa medidas difíceis, isso significa que todos devemos pôr de lado aquilo que é a tendência dos políticos para agradar e concentrarmo-nos naquilo que o nosso país deve fazer para servirmos o futuro de todos os portugueses”, apontou o líder do executivo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet