Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 12 de março de 2011

Educação: Professores manifestam-se hoje em Lisboa contra

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os professores manifestam-se hoje em Lisboa contra o que preveem que seja, em setembro, "o maior despedimento coletivo" de docentes, um protesto que decorre no mesmo dia da manifestação do movimento "Geração à Rasca".

"O público-alvo é substancialmente diferente. Uma manifestação não atrapalha a outra", declarou à agência Lusa António Avelãs, dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que organiza a iniciativa.

Também hoje à tarde em Lisboa está prevista uma manifestação da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, que contesta, nomeadamente, a intenção do Governo de extinguir o par pedagógico em Educação Visual e Tecnológica (EVT).

A Fenprof considera que o Governo prevê "poupar mais de 800 milhões de euros este ano por conta do maior despedimento coletivo de professores previsto para setembro".

A federação diz que este despedimento "se soma ao roubo mensal nos salários e ao desvio de alguns financiamentos para os fundos comunitários".

Os professores contestam também a manutenção de "um modelo de avaliação injusto e burocrático, que é gerador de problemas e conflitos nas escolas".

"É esta política, ou melhor, esta ausência de política e esta falta de personalidade política do Ministério da Educação que os professores e educadores irão contestar mais uma vez na rua", refere a Fenprof, que agendou a contestação para hoje, no Campo Pequeno, às 15:00.

Ao longo da tarde os professores preencherão uma ficha de avaliação do Ministério da Educação para, no final das intervenções, ser colocada à votação uma moção que resume as razões do protesto dos professores

Pelas 17:30, os representantes das organizações são recebidos pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação. Na reunião será entregue a moção aprovada no plenário, bem como as fichas de avaliação preenchidas pelos professores e educadores.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!