Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 19 de março de 2011

Crime: Seis detidos e 34 500 maços de tabaco contrafeito apreendidos pela GNR

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Seis pessoas foram detidas e 34 500 maços de cigarros foram apreendidos pela Unidade de Ação Fiscal numa operação para desmantelar uma organização de contrabando de tabaco, anunciou a GNR.

A operação foi realizada no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Foram realizadas 48 buscas domiciliárias, em residências dos principais suspeitos e nos locais para armazenamento de tabaco, nos distritos do Porto, Braga, Guarda, Castelo Branco, Lisboa e Évora.

Os 34 500 maços apreendidos não tinham estampilha fiscal e eram destinados a colocar no mercado português com estampilha falsificada “para melhor simulação da sua comercialização”.

Segundo o comunicado da GNR, foram ainda apreendidas oito armas, quatro viaturas e 12 460 euros.

Esta investigação, iniciada há um ano, já permitiu apreenderem várias operações 60 870 maços de tabaco contrafeito, correspondentes a mais de 1,2 milhões de cigarros.

A GNR estima que o valor da evasão fiscal da actividade desenvolvida por esta organização seja superior a um milhão de euros.

As seis pessoas detidas esta semana já foram presentes ao Tribunal Central de Investigação Criminal para primeiro interrogatório, tendo sido aplicadas como medidas de coação apresentações periódicas às autoridades, proibição de contacto entre suspeito e proibição de se ausentarem do país.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!