Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O novo presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) defendeu hoje a necessidade de "revisão e melhoramento" do regulamento nacional de atribuição de bolsas, de modo a que este abranja mais alunos.
O novo presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) defendeu hoje a necessidade de "revisão e melhoramento" do regulamento nacional de atribuição de bolsas, de modo a que este abranja mais alunos.
Marco Saldanha, que foi eleito na quinta-feira, recordou que essa revisão é a forma de evitar "casos de alunos que abandonam o ensino superior por falta de recursos financeiros", disse, em declarações à Lusa.
"Estaremos junto do movimento associativo nacional, sempre com um papel interventivo, para lutarmos pela revisão e melhoramento do sistema de atribuição de bolsas, de forma a que mais estudantes possam ser abrangidos", afirmou.
Marco Saldanha garantiu também que, a nível local, tudo fará para que "o Fundo de Apoio Social da UBI dê um maior apoio social aos estudantes carenciados" da instituição.
O estudante explicou ainda que o projeto que apresentou a sufrágio se baseia na "continuidade", já que ele próprio integrava a anterior direção (tesoureiro) da AAUBI.
"A nossa principal missão será a de estarmos empenhados em manter a AAUBI no bom caminho e no rumo que a atual direção conseguiu dar à nossa associação, tanto a nível financeiro, como na área da ação social e na vertente desportiva", referiu.
O novo representante dos estudantes da UBI sublinhou que, além do desporto universitário, "será reforçada" a aposta nas academias de formação, que integram jovens desportistas entre os 8 e os 16 anos.
"Neste momento, temos academias de futsal e de patinagem e queremos, se possível, abrir mais modalidades e mais academias de formação para os jovens da Covilhã e da região", acrescentou.
O "permanente melhoramento" da relação entre os estudantes, as instituições, os responsáveis e a população local, é outra das "bandeiras" da nova direção da AAUBI.
A relação com a reitoria da UBI também merece a atenção de Marco Saldanha, que se assume "disponível para trabalhar em conjunto" e garante que as "divergências" entre o reitor e o presidente cessante da AAUBI "fazem parte do passado".
"Depois de tomar posse vou pedir uma reunião com o senhor reitor e dar-lhe conta da minha vontade de trabalhar em conjunto com a reitoria para defender o interesse dos estudantes, que tem de ser o nosso principal objetivo", acrescentou.
A eleição do representante dos estudantes decorreu durante o dia de quinta-feira e teve um nível de abstenção superior a 86%, menos do que no último ano. A sufrágio só se apresentou a lista encabeçada por Marco Saldanha.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet