Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa vai receber a cerimónia oficial de doutoramento Honoris Causa a Lobo Antunes, cujo elogio será feito por José Barata-Moura, ex-reitor da instituição.
A universidade homenageia ainda Jorge Miranda com a atribuição do prémio Universidade de Lisboa 2011, numa cerimónia que será encerrada pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
O reitor António Nóvoa e o presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa, Tiago Gonçalves, vão também assinalar os cem anos da refundação da instituição, que se assinala no dia 22, terça-feira.
Nesse dia, será inaugurada na Reitoria a exposição “100 Imagens da Univer©idade”, com fotografias dos sítios por onde passou a instituição no último século e será também apresentado um livro sobre o património da universidade.
Na quinta-feira, a Universidade de Lisboa apresenta o projeto do Centro Académico a instalar no antigo centro comercial Caleidoscópio, no Campo Grande, que o reitor António Nóvoa disse ser "aberto a todos os estudantes de Lisboa".
Criada em Lisboa no século XIII, a universidade portuguesa instalou-se em Coimbra no século XVII.
Só no século XIX o ensino superior voltou a Lisboa com a criação das escolas Politécnica, Médico-Cirúrgica e Curso Superior de Letras.
Depois da República, o regime criou novamente universidade em Lisboa e no Porto. As escolas superiores transformaram-se nas faculdades de Ciências, Letras e Medicina, criando-se mais tarde Direito e Farmácia.
A partir desta semana, as comemorações do centenário – já a decorrer em iniciativas como as “100 lições” que decorrem diariamente na Reitoria, com antigos alunos – começam a ser descentralizadas para cada uma das faculdades, à medida que se assinalam os dias das suas fundações.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet