Por: Diario Digital Castelo Branco
Rotary Clube de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco comemoraram o dia mundial da árvore no Parque Urbano junto à Escola Fixa de Trânsito.
Rotary Clube de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco comemo-aram o dia mundial da árvore no Parque Urbano junto à Escola Fixa de Trânsito.
Para esse efeito, Manuel Veloso e Joaquim Morão, respectivamente Presidentes do RCCB e da Autarquia, inauguraram um pequeno monumento que simbolicamente tem como objectivo sensibilizar os albicastrenses para a importância das árvores e da floresta, para o respeito pela biodiversidade e do combate às alterações climática.
A comemoração tem este ano especial importância uma vez que a Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas(ONU) proclamou 2011 como Ano Internacional das Florestas.
Assinalar o dia mundial da árvore é lembrar a protecção das manchas de floresta que existem no concelho, as quais devem merecer o cuidado e a atenção de todos, de modo a salvaguardar a sua integridade e continuidade.
O desenvolvimento sustentável da nossa região e a conservação da sua biodiversidade passa pela correcta gestão das nossa matas e florestas. As florestas são o ecossistema mais rico em espécie ani-mais e vegetais. A sua destruição causa a erosão dos solos, degradação das áreas e bacias hidrográ-ficas, perdas na vida animal e perda da biodiversidade.
É o dia, para todos reflectirmos o que o país quer da produção florestal e a sua importância na eco-nomia nacional. Recorda-se que 90 por cento da floresta nacional está nas mãos de privados. Falar de floresta em Portugal é também falar de economia.
A simbólica plantação de árvores na zona de lazer da cidade é um chamar de atenção de toda a comunidade para a importância de manter as nossas florestas, conservando-as para garantir a manutenção da vida na terra.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet