Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O ministro da Educação e Ciência é hoje ouvido no parlamento a pedido do Partido Socialista (PS) sobre os resultados dos alunos portugueses no programa PISA, que levaram os socialistas a pedir a demissão de Nuno Crato.es dados do relatório PISA.
O ministro da Educação e Ciência é hoje ouvido no parlamento a pedido do Partido Socialista (PS) sobre os resultados dos alunos portugueses no programa PISA, que levaram os socialistas a pedir a demissão de Nuno Crato.A audição, marcada para as 15:00, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, acontece por requerimento potestativo do grupo parlamentar do PS, depois de, no início de dezembro de 2013, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ter divulgado os resultados dos alunos portugueses no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).
Portugal mantém-se abaixo dos países que participam no PISA nas áreas de leitura, matemática e ciências, destacando a OCDE, ainda assim, a melhoria da performance dos estudantes nacionais desde 2003.
Os resultados levaram o PS e também o Bloco de Esquerda a pedir a demissão de Nuno Crato.
O PS considerou que Crato não tinha condições para continuar em funções, acusando-o de agravar em cada dia que passa as condições de funcionamento da escola pública.
«Neste momento, o ministro não tem condições para continuar. Em 2009 houve resultados excelentes na educação, em 2012 garantiram-se esses resultados, provando que o rumo que estava a ser seguido era o correto», declarou Odete João, do grupo parlamentar socialista, numa alusão aos mais recentes dados do relatório PISA.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet