Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 24 de março de 2011

Portugal/Brasil: Dilma Roussefl confirma visita a Lisboa, apesar da crise política

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Dilma Rousseff, confirmou hoje a sua visita a Portugal, apesar da crise política no país, informou à Lusa fonte do gabinete da Presidente brasileira.

Dilma Rousseff deverá partir no no dia 29 para Lisboa e de lá segue, no dia seguinte, para Coimbra, onde acompanha o ex-Presidente Lula da Silva, que receberá o título doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

Segundo a informação prestada pela Presidência portuguesa, a chefe de Estado brasileira estará no dia 3i em Lisboa, onde se deverá encontrar com o Presidente Cavaco Silva e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.

Ainda segundo o Palácio do Planalto, a agenda de conversações de Dilma Rousseff não sofreu alterações, embora os assuntos a serem discutidos entre as autoridades dos dois países não tenham sido informados até ao momento.

A agenda europeia da Presidente brasileira inclui ainda a possibilidade de uma passagem pela Grécia, mas ainda não há confirmação sobre esta etapa da viagem, bem como os motivos que a levariam até Atenas.

O Palácio do Planalto espera divulgar os detalhes da viagem, a primeira a um país europeu de Dilma Rousseff desde que assumiu a Presidência, na segunda-feira, dia 28.

A demissão do chefe do Governo português foi hoje tema de destaque na imprensa brasileira, que também abordou uma "gaffe" de Dilma Rousseff, durante uma entrevista concedida na quarta-feira à estação portuguesa SIC.

Dilma mostrou-se surpreendida com a informação dada pelo entrevistador, o jornalista Miguel Sousa Tavares, de que o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, poderia renunciar, depois de o parlamento ter rejeitado novas medidas de austeridade.

Apesar da surpresa, a Presidente Dilma confirmou sua viagem a Coimbra e Lisboa, e demonstrou que não estava informada nem de que Sócrates estava prestes a deixar o governo, noticiou o jornal O Estado de São Paulo.

Questionada sobre como seria chegar em Portugal sem ter chefe de Governo para recebê-la, a resposta foi: "Mas não tem presidente para me receber?"

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!