Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Pela manhã, dois trabalhadores retiraram as cancelas da passagem ao quilómetro 147,5 da linha, na rua entre o quartel dos Bombeiros Voluntários do Fundão e o edifício da Moagem.
A partir de hoje “já não passa nenhum carro”, referia um dos funcionários, ao lado de um dos blocos de cimento que agora transformam aquela numa rua sem saída.
A passagem vai ser suprimida no âmbito das obras que a REFER e a Câmara do Fundão estão a realizar nos limites da cidade, com construção de novas estradas e passagens desniveladas para automóveis e peões.
Segundo as duas entidades, o investimento global ronda os 47 milhões de euros e as obras deverão estar concluídas em maio.
Os trabalhos no Fundão decorrem ao mesmo tempo que é feita a eletrificação da Linha da Beira Baixa, que deverá estar pronta até meio do ano.
Segundo fonte da REFER, apesar de ainda existirem passagens de nível ao longo da linha, os guardas foram substituídos por “meios automáticos”.
Mesmo entre a Covilhã e a Guarda, no troço mais antigo e atualmente desativado, para substituição da linha, também já não há guardas a operar cancelas, concluiu.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet