Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de abril de 2011

Projeto de eficiência energética do Centro Social Padres Redentoristas de Castelo Branco será comparticipado pelo QREN

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O programa Mais Centro aprovou cinco projetos piloto de eficiência energética na região Centro, com uma comparticipação total superior a cinco milhões de euros, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). O programa Mais Centro aprovou cinco projetos piloto de eficiência energética na região Centro, com uma comparticipação total superior a cinco milhões de euros, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O projeto “Hospital Amigo do Ambiente”, desenvolvido pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, é uma das cinco iniciativas inovadoras de produção e de utilização racional de energia que foram agora aprovadas, sendo financiada com 3.745.664,79 euros de fundos comunitários.

"Com um investimento total de 5,3 milhões de euros, este projeto engloba um conjunto de medidas que visam promover formas de utilização racional de energia e uma componente específica de produção de energia, com destaque para a produção de energia com recurso a fontes de energias renováveis (energia solar fotovoltaica)", adianta uma nota da CCDRC.

O “Plano de Promoção de Eficiência Energética” do município de Seia e os projetos “Tomar Natural – Sistema de Gestão Energética” do município de Tomar, “UBI – Eficiente” da Universidade da Beira Interior e “Gestão Eficiente de Energia no Centro Social Padres Redentoristas”, em Castelo Branco, completam a lista das candidaturas aprovados pelo Mais Centro.

Segundo a CCDRC, estas iniciativas piloto de eficiência energética totalizam um investimento total de cerca de 7,5 milhões de euros, a que corresponde uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de cerca de 5,2 milhões de euros.

O "Plano de Promoção de Eficiência Energética do Município de Seia", que vai receber 374.569,61 euros, pretende valorizar os benefícios decorrentes da implementação de soluções de utilização racional de energia no edifício dos Paços do Concelho de Seia e áreas públicas adjacentes.

O projeto desenvolvido pela autarquia de Tomar, contemplado com 247.921,51, visa a implementação de medidas de racionalização energética em seis edifícios da Câmara Municipal: Complexo Desportivo - Unidade Aquática, Pavilhão Municipal, Pavilhão Jácome Ratton, Cine-Teatro Paraíso, Biblioteca Municipal e edifício dos Paços do Concelho.

Financiado com 507.914,33 euros, o projeto da Universidade Beira Interior destina-se à instalação de coletores solares para produção de águas quentes sanitárias e instalação e/ou adaptação de sistemas para redução do consumo de água.

Por último, o plano “Gestão Eficiente de Energia no Centro Social Padres Redentoristas", de Castelo Branco, aprovado com um apoio de 369.411,39 euros, consiste na colocação de painéis solares e fotovoltaicos, aerogeradores e adaptação do sistema de iluminação no Colégio Nossa Senhora do Rosário e no infantário “O Raposinho”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!