Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 9 de abril de 2011

Castelo Branco: 1232 Idosos vivem sozinhos e isolados no distrito, a maior parte no concelho de Idanha

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A GNR detectou mais de 1200 casos de idosos que vivem isolados no distrito de Castelo Branco, a situação do concelho de Idanha-a-Nova é a mais preocupante, pois a GNR detectou  267 idosos a viverem sozinhos e isolados.

A GNR detectou mais de 1200 casos de idosos que vivem isolados no distrito de Castelo Branco, a situação do concelho de Idanha-a-Nova é a mais preocupante, pois a GNR detectou  267 idosos a viverem sozinhos e isolados.

De acordo com os dados recolhidos no âmbito da operação Censos Sénior, da GNR, para conhecer melhor a realidade das zonas que tem sob jurisdição, designadamente em situações de emergência ou de catástrofe, no que respeita a uma faixa de população que revela mais vulnerabilidades e necessita de cuidados especiais, os concelhos de Mação, em Santarém, e de Vila Pouca de Aguiar, em Vila Real, são os que apresentam maior número de idosos isolados no universo dos municípios que têm todo o território sob jurisdição da GNR. Estes dois concelhos têm mais de 300 idosos isolados – 339 em Mação e 318 em Vila Pouca de Aguiar.

No universo dos concelhos que têm todo o território sob jurisdição da GNR, há outros seis municípios com mais de duas centenas de idosos isolados – Vagos (226), Serpa (218), Vieira do Minho (288), Moncorvo (288), Idanha-a-Nova (267) e Penafiel (280).

Nos municípios com jurisdição partilhada com a PSP merece destaque o elevado número de casos que foram registados nos concelhos de Gondomar (347), Évora (150) e Sintra (70), sendo que estes números se referem apenas a idosos isolados nas áreas sob responsabilidade da GNR.

Mas se é verdade que foram detectados muitos concelhos com elevado números de idosos isolados, também há muitos onde estes casos são muito poucos, como acontece em Vale de Cambra (8), Penamacor e Lousada (7) Vendas Novas (4), Celorico de Basto (3), Moita, Santa Comba Dão e Arcos de Valdevez (1), todos com área total sob jurisdição da GNR.

Há também diversos concelhos onde não foi detectado nenhum idoso isolado: Alvito, Lagoa, Vila Real de Santo António, Manteigas, Vila Nova de Foz Côa, Sousel, Benavente, Rio Maior e Cartaxo.

Em termos distritais, a GNR detectou mais de mil casos de idosos que vivem isolados em oito distritos: Santarém (1.723), Porto (1.641), Bragança (1.544), Vila Real (1.386), Castelo Branco (1.232), Braga (1.129), Viseu (1.181) e Aveiro (1.031).

Com menor número de casos, destacam-se os distritos de Setúbal (113) e de Beja (274).

De acordo com a GNR, os casos mais graves detectados em todo o território nacional foram sinalizados e participados às instituições competentes, como aconteceu com quatro idosos de Évora, dois dos quais acabaram por ser internados.

Em termos nacionais, foram identificados 15.596 casos de idosos que vivem isolados nas áreas sob jurisdição da GNR.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!