Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Moreirense garantiu hoje o regresso à I Liga de futebol, que disputará pela quinta vez no seu historial, graças às derrotas do Desportivo das Aves e do Portimonense, que o Penafiel também podia ter aproveitado.
O Moreirense garantiu hoje o regresso à I Liga de futebol, que disputará pela quinta vez no seu historial, graças às derrotas do Desportivo das Aves e do Portimonense, que o Penafiel também podia ter aproveitado.
No decurso da 39.ª jornada, a três do final, a equipa de Moreira de Cónegos passou a somar mais 10 pontos que o Desportivo das Aves (62), que hoje foi derrotado em Chaves por 2-1, sendo que os avenses são a terceira das equipas habilitadas à subida (excetuando as equipas B), a seguir ao Penafiel, com 69 pontos, e um ponto à frente do Portimonense, que perdeu por 3-0 no terreno do União da Madeira.
Os penafidelenses, que empataram sem golos na Covilhã, não beneficiaram dos deslizes de minhotos e algarvios, embora lhes falte apenas somar mais dois pontos, entre os nove possíveis, para festejar a promoção.
Sendo assim, Desportivo das Aves (62) e Portimonense (61) viram aproximar-se o Chaves (60) e o Tondela (59) na corrida pelo terceiro melhor pontuado entre os habilitados à subida, o que permitirá disputar com o 15.º e penúltimo da I Liga uma liguilha, que colocará o vencedor na edição 2014/15 do campeonato principal.
A luta por esta vaga estará ao rubro nas próximas três rondas, nomeadamente na penúltima (41.ª), em que o Tondela recebe o Desportivo das Aves e o Desportivo de Chaves será anfitrião do Portimonense.
Ainda relativamente ao Tondela, destaque para o facto de hoje ter vencido o Santa Clara por 2-1, com os dois golos marcados apenas no período de descontos, depois dos 90 regulamentares, e com o adversário já reduzido a oito elementos.
Voltando às equipas B, hoje foi tarde de confronto entre emblemas “grandes”, que terminou com uma vitória do FC Porto sobre o Benfica, por 4-1, o que mantém os “dragões” na luta pelo título de campeão da II Liga, de novo no segundo posto, a dois pontos do Moreirense.
O Benfica B, com 66 pontos, não está afastado dessa hipótese, mas teria que contar com o descalabro pontual do Moreirense, do qual dista seis. E o mesmo se pode dizer do Sporting B, que fechará a ronda apenas na quarta-feira, pois fará 65 pontos caso vença o Marítimo B.
Na cauda da tabela, o Atlético, que empatou no terreno do Farense (1-1), somou um ponto e, apesar de último, passou a contar com 37, aproximando-se de Sporting de Braga B (41), Marítimo B (42) e Trofense (43).
Perto da permanência ficou a Oliveirense, que venceu o Beira-Mar por 3-1 e tem agora 44 pontos (17.º lugar), tantos quantos os do Sporting da Covilhã (16.º), estando ambos com mais sete do que o último classificado quando faltam disputar três rondas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet