Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A ´conclusão do programa de assistência económica e financeira' (PAEF) foi o tema indicado pelo executivo para o debate, o último antes das eleições europeias, marcadas para dia 25 de maio e o primeiro depois de o primeiro-ministro ter anunciado que Portugal não terá um programa cautelar após o fim do PAEF.
A sessão de escrutínio da Assembleia da República ao Governo decorrerá no dia seguinte a uma reunião do executivo PSD/CDS-PP, destinada precisamente a fazer o balanço dos três anos do programa.
Nessa ocasião, o primeiro-ministro afirmou que o Governo encontrará uma forma simbólica de assinalar o fim do programa de resgate a Portugal a 17 de maio e vai reunir-se nesse dia, em Conselho de Ministros extraordinário, para aprovar um documento de estratégia de médio prazo.
Na mesma reunião, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, anunciou que o executivo aprovou o «documento final com orientações para a reforma do Estado», assinalando que esse documento, ao contrário da versão inicial, contém uma «tabela de tarefas» calendarizadas, com cerca de 120 medidas.
Paulo Portas disse ainda que, com a conclusão do programa de resgate a Portugal, termina uma «circunstância humilhante» para a nação portuguesa e uma fase de cortes dá lugar à recuperação de rendimentos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet