Por: Diario Digital Castelo Branco
A prova “Torneio Juvenil de Proença-a-Nova” promovida pela Zonameeting, decorreu nos dias 24 e 25 de maio, nos campos municipais de Proença-a-Nova, nos escalões de sub 12 e sub 16, e contou com a presença de atletas de vários pontos do país.
A prova “Torneio Juvenil de Proença-a-Nova” promovida pela Zonameeting, decorreu nos dias 24 e 25 de maio, nos campos municipais de Proença-a-Nova, nos escalões de sub 12 e sub 16, e contou com a presença de atletas de vários pontos do país, nomeadamente de Castelo Branco (Zonameeting e Riba Clube), de Idanha-a-Nova (Clube de Ténis de Idanha-a-Nova), de Abrantes (Clube de Ténis de Abrantes), de Lisboa (Clube de Ténis do Jamor e Clube Internacional de Futebol), Coimbra (Associação Académica de Coimbra e Clube de Ténis de Coimbra), Évora (Clube de Ténis de Évora), Maia (Escola de Ténis da Maia) e Barreiro (Grupo Desportivo Fabril Ténis Clube).
À semelhança dos últimos torneios, destaca-se a capacidade organizativa da Zonameeting ao ter conseguido, em ambos os escalões, realizar as provas feminina e masculina, possibilitando assim aos seus atletas contactar com a realidade competitiva.
A competição foi desenvolvida nas variantes de singulares, masculinos e femininos, tendo o número elevado de jogos obrigado, nos dois dia de prova, a realização de sessões noturnas até cerca vinte e três horas.
Na meia final do escalão de sub 16 masculinos, o albicastrense Rodrigo Ramalho superou o atleta Santiago Riveiro, do Clube de Ténis do Jamor, por um expressivo 6/3 6/1. Na outra meia final, Francisco Rocha, da Escola de Ténis da Maia, afastou Simão Alves do Clube de Ténis do Jamor.
Na final da prova, Rodrigo Ramalho, da Academia de Ténis Colina do Castelo, confirmou os bons resultados que tem vindo a alcançar neste mês, vencendo o atleta do norte por 6/0 6/3.
Na prova de sub 12 masculinos, depois da primeira fase constituída por 6 grupos de atletas, desenrolou-se a fase de eliminação direta, tendo chegado às meias finais os atletas João Gonçalves, do Clube de Ténis de Évora, Diogo Martins, do Clube de Ténis de Coimbra, Henrique Rocha, da Escola de Ténis da Maia, e António Augusto, do Clube de Ténis do Jamor.
A final foi disputada pelos atletas Diogo Martins e Henrique Rocha, tendo a vitória sorrido ao atleta de Coimbra pelos parciais 4/2 4/0.
Nos escalões de sub 12 e sub 16 femininos a competição foi desenvolvida em fase de grupos, jogando todos contra todos, tendo vencido o escalão mais jovem a atleta Francisca Mendes, do Clube de Ténis do Jamor. A tenista Bruna Ralheta, do mesmo clube, superou também as suas adversárias no escalão de sub 16, vencendo a prova só com vitórias.
No ambiente característico duma prova pontuável para a classificação nacional, destaca-se o clima bastante positivo e agradável que se estabeleceu entre os jogadores, familiares, treinadores, diretor e juiz árbitro da prova, João Ramalho e Nuno Pissarra respetivamente, o que em muito contribuiu para o sucesso do torneio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet