Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
João Esgalhado e Jorge Silva, dois cidadãos da Covilhã, preparam-se para realizarem uma viagem de bicicleta entre a Rússia e Portugal, num total de cinco mil quilómetros, com passagem por 11 países, durante dois meses.
João Esgalhado e Jorge Silva, dois cidadãos da Covilhã, preparam-se para realizarem uma viagem de bicicleta entre a Rússia e Portugal, num total de cinco mil quilómetros, com passagem por 11 países, durante dois meses.
Com a partida de São Petersburgo prevista para 21 de junho e o regresso à Covilhã para 21 de agosto, o percurso será feito sem qualquer carro de apoio e com total autonomia.
O objetivo, além da aventura, é conseguir divulgar e angariar verbas para duas instituições de solidariedade às quais familiares de ambos têm ligação: a CERCIS de Oeiras e a Associação Pela Esclerose Lateral Amiotrófica.
Jorge Silva, professor, de 53 anos, e João Esgalhado, de 51, vereador na Câmara Municipal da Covilhã, querem também com a iniciativa ajudar a dar notoriedade à Serra da Estrela, à região, e promover valores ambientais, através de vídeos e imagens que passarão a ser publicados no blog criado para o efeito, www.bybike.wordpress.com, onde será possível acompanhar o roteiro dos dois ciclistas.
Os dois amigos, que pedalam juntos há mais de 15 anos, vão percorrer diariamente cerca de cem quilómetros, em 47 etapas.
Há mais de um ano a preparar este Raid Europa, adaptaram para o efeito as duas bicicletas, cedidas por patrocinadores. "É uma bicicleta com características específicas", explica João Esgalhado. Uma bicicleta "híbrida", preparada para circular em estrada e todo-o-terreno.
Para além da logística, é também necessária a preparação física, o que obrigou ambos a criarem nestes últimos tempos uma rotina diferente da habitual, com treinos ao fim-de-semana e durante a semana sempre que possível. "Nós já há muito tempo que fazíamos passeios de longa duração e baixa intensidade", salienta o vereador.
Fazer a Rota dos Castelos, ir a Fátima num dia e regressar no seguinte e passeios de mais de 200 quilómetros são experiências a que os dois já estão habituados. Desta vez, o percurso será apenas mais longo, refere João Esgalhado.
"A aventura da vida é a própria vida. Esta é uma etapa, que esperamos possa ter utilidade, resultado da nossa intervenção cívica", sublinha.
Por resolver estão ainda problemas burocráticos com a Rússia, relacionados com os vistos. A viagem segue depois pela Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Espanha e Portugal.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet