Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 17 de maio de 2011

Protocolo com São Tomé trás jovens para a escola secundária de Vila de Rei

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Estudantes do ensino secundário de São Tomé e Príncipe vão chegar este ano a Vila de Rei para estudar na escola local, segundo um protocolo de colaboração a ser hoje assinado entre as duas autarquias.

Estudantes do ensino secundário de São Tomé e Príncipe vão chegar este ano a Vila de Rei para estudar na escola local, segundo um protocolo de colaboração a ser hoje assinado entre as duas autarquias.

De acordo com o protocolo, a ser assinado no salão nobre dos paços do concelho de Vila de Rei entre a autarquia e o governo regional da ilha do Príncipe (habitada por cerca de 8 mil pessoas), entre 10 a 15 jovens da ilha serão inscritos na escola básica integrada (EBI) de Vila de Rei de modo a integrarem o próximo ano letivo e a perfazerem um número que ”desfaça dúvidas” relativamente à manutenção daquela área de ensino no concelho.

“A manutenção do ensino secundário em Vila de Rei é muito importante para nós”, disse à agência Lusa a presidente da autarquia, Irene Barata, líder de um concelho que se debate com um problema grave de desertificação, tendo lembrado as “várias tentativas governamentais para encerrar” aquele nível de ensino em Vila de Rei.

“Não o permitiremos”, assegurou, tendo observado que este protocolo “vai permitir que o ensino secundário não acabe” em Vila de Rei.

“Os alunos que vêm para Vila de Rei vão ficar em instalações cedidas pela autarquia”, assegurou, tendo acrescentado que o objetivo do intercâmbio é “muito mais vasto”.

“A educação era o setor mais urgente, agora vamos falar de outras áreas de trabalho em termos de cooperação”, vincou a autarca.

Agradecendo a intervenção e mediação de Isaltino Morais, autarca de Oeiras que “esteve na base na intermediação deste protocolo”, Irene Barata afirmou à Lusa ter “expetativa” de que este protocolo se “estenda a outras áreas”, nomeadamente comerciais.

“Queremos exportar para São Tomé os nossos enchidos”, disse Irene Barata à Lusa, deixando antever “outras novidades” em termos comerciais e de “trocas” populacionais na cerimónia a realizar hoje.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!