Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de maio de 2011

Dia do Advogado celebra-se hoje em Castelo Branco com a presença de Marinho Pinto.

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Dia do Advogado celebra-se hoje, com um porto de honra no Governo Civil de Castelo Branco e um jantar de boas-vindas no Hotel Colina do Castelo, na presença do bastonário, Marinho Pinto.

A Ordem dos Advogados (OA) assinala hoje, em Castelo Branco, o Dia do Advogado sob o signo das medidas para a Justiça propostas pela “troika” que negociou a ajuda externa a Portugal, disse à agência Lusa o seu bastonário.

Em declarações à agência Lusa a propósito desta data, Marinho Pinto criticou as propostas da “troika” (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) pelo seu “pendor excessivamente economicista, em detrimento da dimensão de cidadania” e da defesa dos direitos humanos e do Estado de Direito democrático.

O bastonário manifestou também o desejo de que o Dia do Advogado assinale um combate contra o “custo excessivo da Justiça” em Portugal e a luta contra a “massificação” da advocacia, que está a destruir a dignidade da profissão, sublinhou.

Segundo Marinho Pinto, existem 28 mil advogados inscritos na OA e a exercer, mas se aqueles que pediram suspensão da atividade regressassem à profissão esse número subiria para cerca de 43 mil, declarou.

As comemorações do Dia do Advogado começam às 10:30 na Sé Catedral de Castelo Branco com missa em memória dos causídicos falecidos, celebrada pelo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, seguindo-se uma visita ao Museu Tavares Proença e ao Jardim do Paço Episcopal, onde, neste último espaço, decorre o almoço.

A sessão solene está reservada para a tarde e para o Cine-Teatro Avenida, onde, depois da abertura, pela presidente da Delegação de Castelo Branco da OA, Maria João Rato, discursa o presidente do Conselho Distrital de Coimbra, Mário Diogo.

Segue-se a atribuição de medalhas aos advogados com 50 anos de inscrição e a entrega da medalha de honra da Ordem a Fernando Aguiar Branco, Jaime Gralheiro, Vaz de Carvalho e, a título póstumo, a Arnaldo Mesquita.

Após a intervenção do presidente do Conselho Superior da OA, Óscar Ferreira Gomes, encerra a sessão solene o bastonário, Marinho Pinto, antecedendo o jantar de gala com que terminam as cerimónias do Dia do Advogado.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!