Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de maio de 2011

Covilhã: Comissão contra incêndios contesta diminuição de meios aéreos

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Comissão Municipal Contra Incêndios da Covilhã contestou hoje, em comunicado, a diminuição de sete para três meios aéreos estacionados no distrito para o combate aos fogos florestais no próximo verão.

A Comissão Municipal Contra Incêndios da Covilhã contestou hoje, em comunicado, a diminuição de sete para três meios aéreos estacionados no distrito para o combate aos fogos florestais no próximo verão.

O comandante operacional distrital de Castelo Branco, Rui Esteves, anunciou a redução na última semana durante a apresentação dos meios de combate a incêndios.

Em relação a 2010, o distrito terá três helicópteros, perdendo dois aviões Dromader e dois aviões Air Trator.

Rui Esteves justificou a redução de meios com a estratégia seguida a nível nacional.

Face à experiência de anos anteriores, a Comissão Municipal de Defesa de Floresta Contra Incêndios da Covilhã antevê, no comunicado hoje divulgado, “riscos e perigos acrescidos para o território e para as populações”.

Segundo o documento, “a redução trata-se de um corte orçamental do governo no combate aos fogos florestais” em relação a meios “cuja distribuição não obedece a critérios objetivos que se coadunem com as reais necessidades dos concelhos”.

Dois helicópteros ficam disponíveis a partir de dia 15 de junho - um bombardeiro médio em Castelo Branco e um ligeiro na Covilhã -, sendo que, na denominada fase Charlie, entre 1 de julho e 30 de setembro, o Centro de Meios Aéreos de Proença-a-Nova contará também com um helicóptero ligeiro.

No caso da Covilhã, a comissão considera que “não foi tida em consideração a vegetação arbórea existente, que inclui uma das maiores manchas de pinheiro adulto no território distrital, nem a própria orografia, cujas áreas são de difícil ou inacessível acesso terrestre”.

A comissão anuncia que vai apresentar “um voto de protesto” às entidades competentes na matéria, nomeadamente à governadora civil do distrito de Castelo Branco e ao ministro da Administração Interna”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!