Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Benfica seguiu este sábado em frente na Taça de Portugal em futebol, após vencer na terceira eliminatória o Sporting da Covilhã por 3-2, num encontro disputado e que chegou ao intervalo com os serranos em vantagem.
O Benfica seguiu este sábado em frente na Taça de Portugal em futebol, após vencer na terceira eliminatória o Sporting da Covilhã por 3-2, num encontro disputado e que chegou ao intervalo com os serranos em vantagem.
Jonas abriu o activo de penálti, aos dois minutos, mas, logo depois, Traquina igualou (09) e Erivelto assinou a reviravolta (43). No segundo tempo, Jonas protagonizou nova reviravolta no marcador, ao anotar mais dois tentos (54 e 71).
O Benfica, a alinhar sem os habituais titulares, entrou no jogo praticamente a ganhar. A sancionar falta de Tiago Moreira sobre Ola John, logo no primeiro minuto, Rui Costa assinalou grande penalidade, convertida por Jonas.
Mas os serranos, ao minuto oito, conseguiram empatar por Traquina. Tatui assistiu e Benito não conseguiu interceptar a bola, que sobrou para o extremo à entrada da área e, com frieza, bateu Artur.
Depois de algumas oportunidades pelo meio para ambas as equipas, quem acabou por chegar ao golo foi o organizado Sporting da Covilhã. Na sequência de um livre apontado por Traquina, Erivelto, à boca da baliza, levou a melhor sobre os centrais "encarnados" e levou os serranos a vencer para o intervalo.
Na frente do marcador, o Covilhã não se retraiu no reatamento, frente a um Benfica com maior agressividade e que acabaria por voltar a igualar o encontro aos 54 minutos, por Jonas, assistido por Cristante.
Após o golo, a equipa da II Liga perdeu ritmo e as "águias" voltaram a ficar em vantagem, quando Jonas "bisou", após bom trabalho de Gonçalo Guedes (71).
Nos minutos finais, os serranos aumentaram a pressão e rondaram várias vezes com perigo a baliza de Artur, numa sucessão de cantos, mas não conseguiram levar a partida para prolongamento.
Declarações à Sport TV de alguns dos intervenientes no encontro entre Sporting da Covilhã e Benfica, da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol:
Francisco Chaló (treinador do Sporting da Covilhã): "O Benfica é superior, antes, durante e depois do jogo. A nossa equipa foi muito estruturada e organizada e incomodou o Benfica.
Foi um jogo muito entretido e sempre muito aberto. A equipa teve uma dinâmica incrível e foi sempre muito ativa".
Traquina (jogador do Sporting da Covilhã): "Estou feliz pelo golo e pela assistência, mas frustrado por não terem sido suficientes. Estivemos bem, mas a superioridade do Benfica revelou-se na segunda parte, bem como o seu poder físico, que foi fu8ndamental".
Jorge Jesus (treinador do Benfica): "A Taça é isto, é festa. O Covilhã mostrou ter uma equipa bem trabalhada e bem estruturada. Apresentámos um 11 que não tem muita competição.
O objetivo era passar e conseguimos. O Covilhã acreditou sempre, mas o importante foi ter passado".
Jonas (jogador do Benfica): "Estou contente com os golos e com a vitória e passagwem, num caminho longo e difícil. Sabíamos que era difícil, num campo pequeno e frente a uma equipa que é difícil em casa. Tivemos calma e conseguimos chegar aos golos.
Estou feliz e contente no Benfica. Infelizmente não posso jogar na Liga dos Campeões, mas vou torcer pelos meus companheiros".
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã.
Sporting da Covilhã - Benfica, 2-3.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
0-1, Jonas, 02 minutos (grande penalidade).
1-1, Traquina, 08.
2-1, Erivelto, 43.
2-2, Jonas, 54.
2-3, Jonas, 71.
Equipas:
- Sporting da Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Massaia, Joel, Soares, Nana K (Xeka, 41), Gilberto, Tatui (Kizito, 75), Traquina, Bilel (Elenilson, 47) e Erivelto.
(Suplentes: Igor, Diogo Coelho, Zé Tiago, Xeka, Elenilson, Kizito e Yannick).
Treinador: Francisco Chaló.
- Benfica: Artur, André Almeida, César (Lindelof, 90+1), Lisandro, Benito, Cristante, Pizzi, Bebé, Ola John (Gonçalo Guedes, 24), Jonas e Derley (Nelson Oliveira, 77).
(Suplentes: Varela, Nelson Oliveira, Hélder Costa, Gonçalo Guedes, Rui Fonte, Renato Sanches e Lindelof).
Treinador: Jorge Jesus.
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Moreira (01), Nana K (31), Jonas (52), Artur (88) e Traquina (90+2).
Assistência: 7.000 pessoas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet