Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 10 de novembro de 2014

Legionella: Primeiro infectado já pode ter sido identificado

Por: Diario Digital Castelo Branco

A subdirectora-geral da Saúde, Graças Freitas, afirmou que o doente «número 1» do surto de legionella já pode ter sido identificado e é um dos doentes que se encontra internado no Porto. No entanto, as autoridades continuam à procura da origem do surto. A subdirectora-geral da Saúde, Graças Freitas, afirmou que o doente «número 1» do surto de legionella já pode ter sido identificado e é um dos doentes que se encontra internado no Porto. No entanto, as autoridades continuam à procura da origem do surto.

As investigações que estão a ser realizadas para identificar a origem do surto legionella já podem ter concluído quem será o paciente «número 1» infectado, segundo a subdirectora-geral da Saúde Graça Freitas, em declarações à SIC.

«Estamos a recolher informações de diversos hospitais e de diversas fontes. O que nós já sabemos é algumas coisas sobre estes casos dispersos e que têm uma ligação a Vila Franca de Xira. Sabemos, por exemplo, que um dos doentes do Porto a última vez que esteve em Vila Franca de Xira terá sido no dia 18 de Outubro. Se isto se vier a confirmar, este passa a ser aquilo a que nós chamamos o “caso índice”, ou seja, a primeira pessoa que pode ter sido contagiada durante este surto», disse Graça Freitas.

As autoridades de saúde continuam à procura da origem do surto, mas têm a certeza de que os 180 doentes não foram infectados todos no mesmo local.

Na entrevista à emissora, Graça Freitas admite que existem várias pistas sobre o foco ou focos causadores do surto de legionella, que já provocou a morte a quatro pessoas e que esta segunda-feira registou mais dez novos casos.

«Neste momento temos várias pistas que podem levar a entender qual é a possível fonte. Estamos a juntar peças de um puzzle complicado, temos que estar muitos certos, isto é um problema de saúde pública e temos que saber o que o laboratório nos vai dizer porque podemos encontrar legionellas num sitio e essas legionellas não serem responsáveis pelo surto», indicou.

A RTP Informação esclarece, por sua vez, que o doente que está internado no Hospital de Santo António, no Porto, esteve durante o fim-de-semana em Vila Franca de Xira, mas que os outros três doentes, internados no Hospital de São João, também no Porto, não estão relacionados ao surto de Vila Franca de Xira.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!