Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco participou no 1º Congresso Paralímpico de Portugal -Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva..
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco participou no 1º Congresso Paralímpico de Portugal -Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva.
Esta participação foi efetuada através de uma comunicação e um poster cientifico, que foram selecionados pela comissão cientifica do Congresso, nos dias 24 e 25 de Outubro em Lisboa. No referido Congresso estiveram presentes diversas entidades oficiais como o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, os Presidentes dos Comités Olímpicos Nacional e Internacional, bem como vários atletas paralímpicos e personalidades ligadas a esta área.
Relativamente à comunicação apresentada, intitulada “Quebrar Barreiras através do Desporto – Desporto Adaptado APPACDM de Castelo Branco”, da autoria de Pedro Pires, explorou a forma de implementação do Desporto Adaptado na instituição. De salientar, que o objetivo primordial desta atividade é inserir os alunos no contexto desportivo, tanto a nível lúdico/reabilitação como competitivo, tendo sido já obtidos bastantes resultados positivos.
O poster científico intitulado de “Judo para todos: A inclusão de pessoas com condição de deficiência através da atividade desportiva” da autoria de Abel Louro, Ana Hormigo e Pedro Pires relata a implementação do conceito judo para todos que aborda o tema da inclusão através da atividade desportiva e que resulta de uma parceria da referida instituição com a Escola de Judo Ana Hormigo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet