Proença-a-Nova: Autarquia quer requalificação urbana na Sobreira Formosa em 2015

Em 2015 irá iniciar-se a requalificação do Largo da Devesa e da Rua do Comércio, na Sobreira Formosa. O concurso para a intervenção foi lançado esta semana, estando o prazo para entrega de propostas a decorrer até 4 de dezembro. 

  • Região
  • Publicado: 2014-11-18 10:30
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Em 2015 irá iniciar-se a requalificação do Largo da Devesa e da Rua do Comércio, na Sobreira Formosa. O concurso para a intervenção foi lançado esta semana, estando o prazo para entrega de propostas a decorrer até 4 de dezembro. As obras, com um prazo de 400 dias para execução, representam um investimento global superior a 700 mil euros e irão renovar o largo e uma das ruas mais emblemáticas do núcleo antigo.

O projeto para o Largo da Devesa contempla três espaços principais. A zona de jardim, com os característicos plátanos, será pavimentada e equipada com novo mobiliário urbano. Um lago delimitado por um grande muro de alvenaria rústica de xisto e um novo palco com um pórtico em betão, assinalando a entrada no espaço, serão marcas fortes desta renovação. Na área de cota intermédia haverá uma zona de espetáculos caracterizada por um grande terreiro, limitado por dois taludes ajardinados sobre os quais se desenvolvem percursos pedonais.

Quanto à plataforma de cota mais elevada, onde se localiza o infantário, será mantida, sendo criado um novo percurso pedonal de atravessamento. O antigo lavadouro será reformulado por completo, passando a estar dotado de instalações sanitárias e bar de apoio com esplanada, no piso superior. O xisto será mais uma vez a marca rústica do edifício.

Inverter o processo de degradação e abandono da Rua do Comércio é um dos objetivos da requalificação, com reformulação dos pavimentos e criação de áreas destinadas a passeios. A pequena praça existente no cruzamento com a Rua Nuno Álvares será valorizada, estando prevista uma pérgula para o ulmeiro centenário. Substituição das instalações elétricas e telecomunicações e colocação de novo mobiliário urbano são outras vertentes contempladas no projeto.

PUB

PUB

PUB

PUB