Por: José Manuel R. Alves
Realizou-se este sábado a 5ª jornada da Taça A.F.C.B do escalão de Infantis B. A equipa alvinegra deslocou-se em Castelo Branco para defrontar a equipa do Bairro do Valongo.
Realizou-se este sábado a 5ª jornada da Taça A.F.C.B do escalão de Infantis B. A equipa alvinegra deslocou-se em Castelo Branco para defrontar a equipa do Bairro do Valongo.
Um adversário sempre difícil, demonstrado pelo segundo lugar na tabela classificativa e pela rivalidade sempre presente nestas ocasiões.
Em relação ao jogo, foi uma partida bem disputada, na primeira parte as equipas equilibraram-se. Mas os alvinegros foram sempre mais ameaçadores. Aos 25´ após uma jogada de insistência, Romário, abriu o marcador pela equipa do Desportivo. Logo de seguida, aos 27´ Gonçalo, com um remate primoroso fora da área, aumentou a vantagem.
A turma do Desportivo de Castelo Branco iria assim ao intervalo com uma vantagem de duas bolas a zero.
A segunda parte iniciou, com uma boa reação da equipa da casa, que reduziu logo no primeiro minuto, através de uma excelente jogada individual sem hipótese para o guardião alvinegro.
Mas o Desportivo de Castelo Branco reagiu; e bem, e depois de uma belíssima construção de jogo vinda pelo lado direito, João Afonso, aos 38´, aumentou a vantagem para a equipa forasteira, após assistência do inevitável Romário.
Os jogadores do Desportivo, foram gerindo a vantagem, sendo que ainda que após algum perigo criado pela equipa da casa, fora a equipa forasteira a lançar alguma confusão na área. Num remate, dentro da área, a bola embateu na trave e depois alguma insistência a bola acabou por ser salva em cima da linha por um defesa da equipa laranja,
Os jovens atletas da turma alvinegra, demostraram grande empenho no jogo, e sobretudo uma grande qualidade face a um adversário direto pela conquista da Taça.
É ainda de realçar que a equipa do Desportivo de Castelo Branco jogou com duas «meninas», que mostraram ser senhoras, mostrando que o futebol feminino é uma realidade, e que de uma forma pensada e bem enquadrada (pelo clube em questão), é uma opção válida para o concelho de Castelo Branco
De denotar ainda o convívio e o “fair-play” tanto dos jogadores e treinadores, mas sobretudo dos pais, mostrando assim como a prática do futebol num “ambiente saudável” pode ser um excelente veículo para a inclusão social e para o respeito dos valores fundamentais que pretendemos para os nossos jovens.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet