Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de maio de 2011

Castelo Branco: INETESE quer oferecer formação na área da saúde já no próximo ano lectivo

Por: Cristina Valente

O INETESE, pólo de Castelo Branco, comemorou na passada semana 21 anos de existência. O que começou por ser um Instituto de Educação Técnica de Seguros é hoje muito mais que isso, porque alargou a sua oferta formativa.

O INETESE, pólo de Castelo Branco, comemorou na passada semana 21 anos de existência. O que começou por ser um Instituto de Educação Técnica de Seguros é hoje muito mais que isso, porque alargou a sua oferta formativa. Francisco Romão, é o responsável do Pólo do INETESE de Castelo Branco desde a primeira hora e faz um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido pelo Instituto “é muito gratificante trabalhar com jovens”.

O responsável recorda os primeiros tempos em que o INETESE estava mais vocacionado para a área dos Seguros, mas diz que as necessidades da região e a ambição dos jovens levaram a ampliar a oferta formativa “este ano passámos a ter os audiovisuais, e no próximo ano pretendemos entrar no campo da saúde, porque achamos que é uma área que no ensino profissional ainda não está devidamente explorada, e onde haverá espaço para termos essa oferta formativa”.

Francisco Romão diz que o objectivo é oferecer cursos técnicos “por exemplo protésicos e auxiliar de saúde, mas esses são cursos que carecem de um grande investimento e por isso ainda não avançamos, no entanto esse é de facto o nosso próximo objectivo” garante Francisco Romão.

A maioria dos alunos que saem do INETESE conseguem entrar directamente no mercado de trabalho “a taxa de empregabilidade dos nossos alunos é elevada, não só na área da banca e dos seguros, mas também na contabilidade e serviços. Essa taxa é resultado do ensino de qualidade que praticamos”. Para além dos alunos que entram no mercado de trabalho, há também um numero significativo que ingressa no ensino superior, nomeadamente no Instituto Politécnico de Castelo Branco .Actualmente o INETESE tem cerca de 120 alunos e um corpo docente de 35 professores.

Isabel Alçada, ministra da Educação, veio a Castelo Branco para participar na Gala INETESE 2011, onde foram entregues os prémios de melhores alunos, melhor professor e melhor parceria.

A ministra da educação lembrou que o ensino profissional, actualmente  frequentado por cerca de 50% dos jovens portugueses, alterou completamente o sistema educativo em Portugal “actualmente temos um sistema educativo aberto, com inovação, diversidade, com igualdade de oportunidades e onde todos sentem que se podem valorizar”. Para a responsável da pasta da educação , “isto significa que o país está a ganhar também a meta dos 12 anos de escolaridade obrigatória”, o mínimo que o Governo “considera necessário para que todos os portugueses desfrutem de uma educação de qualidade e durante um período de tempo que lhes permita ter autonomia na compreensão do que se passa e no ir mais longe na sua aprendizagem”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!