Por: José Manuel R. Alves
Mais de três mil pessoas participaram este domingo, na 9ª edição da Marcha pelo Coração, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, destinada a sensibilizar os alunos, pais e comunidade em geral para a problemática, contribuindo para lhes incutir o prazer pela prática regular da actividade física.
Mais de três mil pessoas participaram este domingo, na 9º edição da Marcha pelo Coração, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, destinada a sensibilizar os alunos, pais e comunidade em geral para a problemática, contribuindo para lhes incutir o prazer pela prática regular da actividade física.
No evento, participaram os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância dos Agrupamentos das Escolas Afonso de Paiva, António Sena Faria de Vasconcelos, João Roiz, Cidade de Castelo Branco e estabelecimentos de ensino particulares.
O percurso pedestre partiu do Parque da Cidade, seguindo pela Rua Bartolomeu da Costa, Rua das Olarias, Largo da Sé, Alameda da Liberdade, Avenida 1º de Maio, Avenida Pedro Álvares Cabral, Rua António Sérgio, Rua Dr. Francisco José Palmeiro e finalmente Escola Afonso de Paiva, onde decorreram várias actividades, entre as quais, uma sessão de aeróbica, ateliers de jogos tradicionais, pintura, medição de glicemia, colestrol e avaliação da tensão arterial.
João Paulo Ramalho, membro da organização, realçou que o elevado número de participantes, demonstra cada vez mais, o interesse que a Marcha Pelo Coração desperta na comunidade albicastrense, tendo-se revelado uma das actividades "mais mobilizadoras" da cidade.
"Trata-se de uma iniciativa extraordinária, não só pelo elevado número de alunos e familiares que têm participado no evento, mas também pela elevada capacidade de envolver na mesma actividade todos os agrupamentos de escolas da cidade, estabelecimentos de ensino particular e instituições que prestam serviço em diversas áreas como o desporto, a saúde, a educação e a cultura", afirma.
"Este evento, tem igualmente a particulariedade de conseguir uma interacção entre jovens e os adultos, numa simbíose bastante salutar, permitndo a troca de experiências e cultura, para além de momentos agradáveis onde impera o convívio", acrescenta.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet