Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 3 de dezembro de 2014

Aberto concurso para contratação de 50 novos sapadores

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara de Lisboa informou hoje estar aberto, até ao dia 15 deste mês, o concurso para a contratação de 50 elementos para o Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB).

A Câmara de Lisboa informou hoje estar aberto, até ao dia 15 deste mês, o concurso para a contratação de 50 elementos para o Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB).

Segundo a informação colocada hoje no 'site' do município, o concurso prevê a "celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado" e foi publicado na terça-feira em Diário da República, estando aberto por um período de dez dias úteis.

Estes postos de trabalho estão "previstos no mapa de pessoal do município de Lisboa para o ano de 2014", acrescenta a autarquia.

A abertura do concurso foi aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa em julho. Para concorrer, os interessados têm de ter entre 18 e 25 anos e o 12.º ano de escolaridade, assim como realizar provas de conhecimentos gerais, provas práticas de seleção, exame psicológico e exame médico.

Na terça-feira de manhã, o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, esteve reunido com elementos do RSB e com a Associação e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP).

Uma das questões discutidas no encontro foi, inclusive, a falta de pessoal, sobre a qual "o senhor vice-presidente disse que iria intervir junto do Governo para desbloquear a situação da entrada de pessoal", afirmou hoje à Lusa o presidente da ANBP/SNBP, Fernando Curto.

De acordo com o responsável, outro dos assuntos abordados foi a venda (na segunda-feira) em hasta pública de um terreno situado em Carnide onde está o quartel da 3.ª companhia do RSB à Espírito Santo Saúde, por mais de 15,5 milhões de euros.

"O que o vice-presidente nos disse é que o quartel só iria ser ocupado quando houvesse alternativa, mas temos algumas dúvidas", referiu o sindicalista, acrescentando que não estão contra a venda do quartel, mas exigem "uma alternativa" por parte da Câmara.

Fernando Curto considerou também que este "é um dos melhores quartéis" do dispositivo, já que foi inaugurado em 2004 com "premissas de socorro" da cidade, como a proteção antissísmica e o facto de estar localizado numa zona estratégica.

Ali está também instalada a Sala de Operações Conjunta (SALOC), classificada pelo responsável como "a cabeça de todo o socorro na cidade de Lisboa".

"Quando se desligar o botão da SALOC, temos de ter sítio para ir, [já que] não podemos ficar sem comunicações nem um segundo", frisou.

A agência Lusa tentou obter uma reação por parte da Câmara de Lisboa sobre esta reunião, sem sucesso até ao momento.

No final de julho, o vereador da Segurança da Câmara de Lisboa, Carlos Castro, disse apenas que o posto de socorro avançado que vai substituir este quartel vai situar-se nas proximidades, de forma a "de dar resposta à zona norte ocidental" de Lisboa.

Já o presidente do município, António Costa, indicou dias depois na Assembleia Municipal, que o equipamento existente na SALOC "tanto pode estar ali como ser relocalizado", nomeadamente para Monsanto.

Quanto ao museu do regimento, também instalado junto ao quartel, pode passar para a Graça ou para Alvalade, especificou na mesma ocasião.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!