Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 6 de janeiro de 2015

Morreu Filipa Vacondeus

Por: Diario Digital Castelo Branco

Filipa Vacondeus morreu esta manhã no hospital Pulido Valente, onde estava internada.

Filipa Vacondeus morreu esta manhã no hospital Pulido Valente, onde estava internada.

Desapareceu uma das figuras mais populares da cozinha portuguesa. Filipa Vacondeus morreu esta manhã no hospital Pulido Valente, onde estava internada. Fonte da editora Matéria Prima, que lançou os últimos livros da cozinheira, confirmou a morte da chef de 81 anos, anuncia o Diário de Notícias online.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Filipa Vacondeus esteve à frente de restaurantes de sucesso, tornou-se presença regular em programa televisivos e editou dezenas de livros. Recentemente tinha voltado ao televisão, com um novo programa de culinária no canal 24Kitchen, chamado "À boleia da Filipa".

Filipa Vacondeus nasceu a 12 de maio de 1933, no bairro da Lapa, em Lisboa, no seio de uma família monárquica e católica. Foi hospedeira da TAP e trabalhou como técnica de turismo na Junta de Turismo da Costa do Sol.

Foi com os programas de culinária na RTP que se tornou uma figura conhecida de todos os portugueses, ao ponto de inspirar a personagem criada pelo humorista Herman José para o programa Tal Canal, uma cozinheira chamada Filipa Vasconcelos que aproveitava sempre os restos com imensa a ajuda de "imensa paprica". O humorista anunciou hoje, em direto, no seu programa da RTP, a morte de Filipa Vacondeus.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!