Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de junho de 2011

Covilhã: Confraria da Cereja vai ganhar dimensão nacional a partir de sábado

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Confraria da Cereja, criada na Cova da Beira em 2006, vai ganhar dimensão nacional a partir do próximo sábado, anunciou hoje a vice-presidente, Telma Madaleno.

A Confraria da Cereja, criada na Cova da Beira em 2006, vai ganhar dimensão nacional a partir do próximo sábado, anunciou hoje a vice-presidente, Telma Madaleno.

Numa cerimónia agendada para a igreja matriz da vila do Ferro, na Covilhã, vai ser entronizada Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, presidente da cooperativa de fruticultores daquele concelho, assim como o conterrâneo “chef” Marco Gomes.

Vão também juntar-se à confraria produtores de Proença-a-Nova.

Até agora, a cantora Alexandra e o ex-ministro e eurodeputado Capoulas Santos (PS) eram as únicas exceções aos produtores de cereja da Covilhã e Fundão entre os 22 membros da confraria.

Segundo Telma Madaleno, também já há contactos “para que Resende e Portalegre possam juntar-se à confraria no futuro”.

O organismo pretende funcionar como pólo aglutinador de ideias de diferentes zonas de produção de cereja, “para que todas possam encontrar benefícios”.

As diferentes datas de amadurecimento, com algumas variedades a surgirem no mercado mais cedo e outras bem mais tarde, podem servir para “aproveitar diferentes oportunidades de mercado”, exemplificou.

A vice-presidente acredita ainda que a confraria pode ter um papel importante na divulgação de ideias inovadoras, apontando como exemplo “o aproveitamento de caroço e pé das cerejas, sugerido nas jornadas de etnobotânica promovidas na Covilhã em 2009” e já em curso em Alfândega da Fé.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Alfândega da Fé aproveita os caroços para rechear almofadas terapêuticas e o pé para produzir chá.

Na prática, “quantos mais confrades reunirmos, mais contributos haverá para a produção de cereja”, frisou Telma Madaleno.

A cerimónia de sábado vai decorrer no mesmo dia em que a vila do Ferro, na Covilhã, organiza a Feira da Agrícola anual.

A cerimónia de entronização de novos confrades está marcada para as 11:00 na igreja matriz, enquanto a abertura da feira está reservada para as 14:00 e inclui animação durante toda a tarde.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!