Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 17 de março de 2015

Castelo Branco: CEC incentiva empresários albicastrenses a recorrerem aos fundos comunitários

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Conselho Empresarial do Centro (CEC) defende o recurso das Pequenas e Médias Empresas (PME) aos fundos comunitários do novo quadro de apoio (Portugal 2020) para aumentarem a competitividade e as exportações nacionais.

O Conselho Empresarial do Centro (CEC) defende o recurso das Pequenas e Médias Empresas (PME) aos fundos comunitários do novo quadro de apoio (Portugal 2020) para aumentarem a competitividade e as exportações nacionais.

"Este novo quadro tem de ser um meio e um instrumento para ajudar a reindustrializar o país, melhorar o que temos e entrar em novos setores", disse à agência Lusa José Couto, presidente da estrutura que congrega as associações empresariais de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Leiria.

O presidente do CEC salientou que houve um "conjunto enorme" de PME que reduziram a sua capacidade de exportação e de entrar em novos mercado devido à incapacidade em investir.

De acordo com José Couto, o aumento das exportações nacionais não foi à custa do alargamento da base de empresas exportadoras, mas antes pelo reforço de produção das empresas que já exportavam.

Segundo José Couto, entre 2008 e 2013 houve uma contração de investimento na indústria na ordem dos 37 por cento e, em 2014, a redução deve cair para cerca de 50 por cento relativamente ao valor nominal de 2008.

"Se não investirmos, não conseguimos aumentar o valor económico. É preciso especialização produtiva, olhar para os bens transacionáveis e substituir importações por exportações", defendeu o economista, que aposta no investimento da indústria "em geral".

O dirigente defendeu ainda uma aposta na inovação e tecnologia nas empresas e melhoria da qualidade de gestão, além da sua capitalização para ganharem "músculo financeiro" e poderem investir para iniciarem o novo ciclo.

O CEC representa 46 associações e mais de 40 mil empresas que, em 2013, contribuíram com nove mil milhões de euros para as exportações, o que representou 19 por cento do total nacional.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!