Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 3 de abril de 2015

Castelo Branco: Criação da ATBB quer implementar rede de agentes económicos

Por: Patrícia Calado

Apresentada oficialmente, a Associação de Turismo da Beira Baixa (ATBB) tem um projeto entre mãos: a criação de uma rede entre os agentes económicos da região.

Apresentada oficialmente, a Associação de Turismo da Beira Baixa (ATBB) tem um projeto entre mãos: a criação de uma rede entre os agentes económicos da região.

“A ATBB surge de uma necessidade generalizada por parte dos agentes económicos da região em se organizarem e trabalharem em rede. A experiência turística atual necessita de equacionar a inovação e interação entre agentes económicos locais e regionais, pequenos ou grandes, tem de ser promovida, dinamizada e concretizada em rede e de forma sustentada, privilegiando os produtos e serviços da rede”, explicou Joaquim Brás, um dos sócios fundadores, na passada quarta-feira, dia 1 de abril.

Apesar da ATBB ter sido criada em setembro do ano passado, a direção decidiu que agora era a altura ideal, após uma fase de diálogo entre os sócios, de apresentar publicamente a associação. Com os olhos postos no objetivo de promover os produtos e serviços turísticos da região, a ATBB defende que o modelo turístico implementado na região está esgotado, sendo que é necessário realizar ajustes. De acordo com Joaquim Brás, a região apenas tem promovido os destinos mais convencionais, sendo dependentes das agências de viagens. Posto isto, a ATBB, que conta já com mais de 30 sócios, acredita que “é necessário multiplicar agentes que podem contribuir para turismo, interagir uns com os outros”.

 “A dinamização tem de passar pela institucionalização de práticas como seja a criação e estruturação de redes, rotas ou circuitos turísticos, a fim de aumentar o fluxo e a permanência de visitantes na Beira Baixa, um destino genuíno e de qualidade”, defende Joaquim Brás.

Para a ATBB, a Beira Baixa apresenta vantagens em relação a outras regiões, já que, “detém as condições necessárias para gerar resultados económicos e sociais de forma sustentável”

“Estamos em condições de organizar e criar envolvência de todos. Somos tão diversos que arranjaremos redes para todos os mercados”, acrescentou.

Durante a apresentação da ATBB, a direção lançou o desafio aos empresários de se juntarem de forma a realizar um inventário com os produtos e serviços existentes em cada área da região da Beira para que posteriormente sejam criadas rotas, circuitos e eventos turísticos da Beira Baixa.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!