Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A ministra da Agricultura e do Mar afirmou esta 6ª-Feira que os mercados de proximidade e as cadeias de distribuição curtas constituem uma oportunidade que deve ser aproveitada por parte dos produtores.
A ministra da Agricultura e do Mar afirmou esta 6ª-Feira que os mercados de proximidade e as cadeias de distribuição curtas constituem uma oportunidade que deve ser aproveitada por parte dos produtores.
"Realço a oportunidade que os mercados de proximidade [constituem], bem como a aposta nas cadeias curtas de distribuição e nomeadamente na área da fruta, que são muito apreciadas", referiu Assunção Cristas, que falava no Fundão, concelho que é exatamente conhecido pela produção frutícola, nomeadamente da cereja.
A ministra, que marcou presença na cerimónia de inauguração da quinta pedagógica da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF), também deixou a mensagem de que os produtores têm a ganhar se estiverem organizados entre si.
Assunção Cristas referiu que essa coordenação e trabalho conjunto pode também passar pela aposta nos mercados locais destinados ao consumidor final que, por seu turno, sabe que está a comprar produtos frescos e da respetiva região.
"Creio que essa é uma grande oportunidade, até porque é algo que nos liga aos produtos da época, à sustentabilidade ambiental e à nossa dieta mediterrânica", fundamentou.
Assunção Cristas destacou ainda as mais-valias da união entre o setor social e a agricultura, que se pode traduzir na criação de empregos e de riqueza, tal como testemunhou na visita aos espaços agrícolas da SCMF.
"Aquilo que vemos aqui hoje é exatamente isso: uma instituição de solidariedade social que também tem na agricultura um motor de criação de riqueza e de emprego (…) e isso é um exemplo extraordinariamente importante, porque também mostra que agricultura em Portugal é extremamente inclusiva, que tem espaço para todos", sublinhou.
A governante considerou igualmente "exemplar" o projeto da quinta pedagógica que inaugurou e deixou votos de que aquele espaço se afirme como "uma semente de desenvolvimento e de criação do gosto pela própria agricultura" junto dos mais novos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet