Por: Diario Digital Castelo Branco
Produtores vão vender cereja diretamente ao público no Festival da Cereja este fim-de-semana..
Produtores vão vender cereja diretamente ao público no Festival da Cereja este fim-de-semana.
O microclima existente nas freguesias de Sobreira Formosa, Montes da Senhora e Alvito da Beira, no concelho de Proença-a-Nova, permite o desenvolvimento de uma atividade agrícola que dá os seus frutos nesta época do ano: a produção de cerejas. São vários os hectares de cerejeiras que embelezam os campos de branco na altura da floração e de vermelho na altura da colheita. Uma das características das cerejas do concelho é que são das primeiras a amadurecer nesta região do país.
Nos dias 23 e 24 de maio, a freguesia de Montes da Senhora recebe o Festival da Cereja, visto como uma oportunidade de divulgar a cereja do concelho – hoje em dia com um peso considerável na economia local e com tendência a crescer. “O Município de Proença-a-Nova entendeu, desde a primeira hora, que o evento dedicado à cereja tem toda a pertinência tendo em conta que os pomares de cereja encontram neste território, desde há muitos anos, condições ótimas para o seu desenvolvimento. Assim, temos todo o interesse em promover um certame dedicado à cereja para a sua valorização, comercialização e reconhecimento de produto de qualidade do concelho de Proença-a-Nova”, salienta João Lobo, vice-presidente da autarquia.
O Festival contará com 16 produtores, entre os quais Tiago Alves, Amaro Martins e António Laia.
Tiago Alves e a família possuem cerca de mil cerejeiras na freguesia de Sobreira Formosa e desde o início deste mês que estão a vender cereja, antecipando uma boa colheita em 2015. “Temos também 250 árvores na zona de Vale Clérigo e Peral para perceber se esta cultura é rentável nessa zona do concelho pois o clima, o solo e até as pragas são diferentes”, refere o jovem agricultor que plantou diversas variedades de cerejeiras e agora acompanha o seu crescimento para explorar quais se adaptam melhor a estas diferentes características. Para além da venda direta ao consumidor final, também comercializa compotas de cereja.
Amaro Martins, o principal produtor do concelho – com 11 hectares de cerejeiras na zona do Alvito da Beira e uma produção anual estimada em cerca de 30 toneladas em condições normais -, tem como objetivo aumentar o volume de produção para as 100 toneladas anuais, daqui por quatro ou cinco anos. Este ano, a vaga de calor registada em maio não foi benéfica para o seu pomar mas ainda assim a cereja é de boa qualidade. “A agricultura é muito ingrata”, refere tendo em conta todas as condicionantes criadas por fatores que não se conseguem controlar, como a chuva, o calor ou a altura da floração.
António Laia debate-se com os mesmos problemas que os restantes produtores, a braços com chuva e demasiado calor fora da época; dificilmente colherá este ano as duas toneladas que as suas cerejeiras produzem em condições normais. Com plantações em Montes da Senhora, o produtor tem cereja madura desde o primeiro dia de maio, confirmando o amadurecimento mais precoce do fruto no concelho de Proença-a-Nova.
Para além da venda de produto, o Festival da Cereja conta com um programa de animação que contempla no sábado, 23 de maio, uma oficina de doce de cereja, atuação dos bombos e classe de zumba da Casa do Benfica de Proença-a-Nova e da Escola de Concertinas de Proença-a-Nova. À noite, o grupo musical Inovação garante a animação do recinto do Festival. No domingo, 24 de maio, é dia de passeio pedestre, com cerca de 10 quilómetros, por entre os cerejais desta freguesia e também da Dupla Légua das Cerejas, prova desportiva com competição em todos os escalões etários. A partir das 15h00 realiza-se a tarde folclórica com desfile etnográfico e atuação dos ranchos de Piares (Marco de Canaveses), Rosas de Tourigo (Tondela), As Ceifeiras de Porto de Muje (do Cartaxo) e o Grupo de Danças de Cantares de Montes da Senhora.
Organizado pela Liga dos Amigos de Montes da Senhora, pelo Centro Social Cultural e Recreativo Montes da Senhora e pelo Município de Proença-a-Nova, com o apoio da Junta de Freguesia de Montes da Senhora, o Festival da Cereja vai na sua quarta edição.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet