Por: Diario Digital Castelo Branco
Castelo Branco recebe esta 6ª-Feira e este sábado, dias 22 e 23, o DISRU.PT Summit, conferência de inovação e empreendedorismo, que se realiza no Centro de Cultura Contemporânea (CCC) de Castelo Branco.
Castelo Branco recebe esta 6ª-Feira e este sábado, dias 22 e 23, o DISRU.PT Summit, conferência de inovação e empreendedorismo, que se realiza no Centro de Cultura Contemporânea (CCC) de Castelo Branco.
A iniciativa é organizada pelo Centro de Empresas Inovadoras (CEI), que pretende transformar o DISRU.PT no catalisador de inovação e reindustrialização para num esforço conjunto tornar Portugal e a região de Castelo Branco cada vez mais competitivos e atrativos.
Luís Correia, autarca Albicastrense, afirmou durante a apresentação do evento que o mesmo se insere na estratégia da autarquia para o desenvolvimento económico e para a economia do concelho.
"Pretendemos apostar em sectores, mas fazer também um trabalho muito de incentivo aquilo que é o empreendedorismo " afirmou o autarca, acrescentando que a estratégia do município passa precisamente pelo apoio ao empreendedorismo e à inovação.
"O apelo é à participação de todos os jovens, daqueles que sobretudo tem o futuro, em termos de criação de emprego próximo, mas também um desafio para os empresários, porque nesta conferencia pretende-se abrir caminhos, para a inovação e industrialização, e quem sabe a partir desta conferencia surgem ideias de negócio" destacou Luís Correia.
Luís Correia sublinhou ainda que o CEI, que recentemente comemorou o seu primeiro aniversário, está a realizar um trabalho "bem feito e de uma forma consolidada", e esta conferencia é prova disso mesmo.
"Este é mais um investimento no desenvolvimento económico cujos reais frutos serão alcançados a médio e longo prazo. Esses frutos irão aparecer", afirmou.
O diretor executivo do CEI, João Borga, explicou que se pretende transformar o 'DISRU.PT' num catalisador de inovação e de reindustrialização "para, num esforço conjunto, tornar Portugal e a região de Castelo Branco cada vez mais competitivos e atrativos".
A conferência está dividida em duas partes, o primeiro dia, 22, tem uma vertente mais formativa, com vários painéis de discussão, onde especialistas vão partilhar a sua experiência com jovens empresários.
No primeiro dia de trabalhos, startups de alto potencial, empresários e ainda líderes em tecnologia, estarão em Castelo Branco, com o objetivo de criar soluções reais e debater quais são atualmente as melhores práticas de suporte à inovação e transformação de negócios, aliados às tecnologias de ponta.
O Summit conta com várias talks e painéis de discussão onde especialistas poderão compartilhar a sua experiência com jovens empresários, oferecendo uma oportunidade única para as startups aumentarem o seu conhecimento e ampliarem a sua network empresarial, ao mesmo tempo que adquirem ferramentas para lançarem os seus projetos no mercado.
O segundo dia do DISRUPT.PT vai reunir profissionais experientes com o objetivo de identificar e avaliar os esforços para a criação de uma economia empresarial forte e de inovação do interior de Portugal para o mundo. Desta forma, o programa inclui talks interativas sobre temas como inovação nas políticas nacionais e regionais, indústria, empreendedorismo e ciência entre outros temas.
Durante os dois dias do evento, vai decorrer o concurso "Startup Pitch", durante o qual algumas das 'startup' presentes vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias ao público e ao painel de conferencistas e investidores.
Nomes como o ex-secretário de Estado da Economia Franquelim Alves, o jurado do programa “Shark Tank” Tim Vieira, ou o responsável da PwC Portugal António Brochado Correia vão estar em Castelo Branco para participar na conferência.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet