Por: Diario Digital Castelo Branco
A RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural, no âmbito da 1ª fase do aviso para a operacionalização do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) / LEADER, viu aprovada a parceria que lidera, as linhas estratégicas e o território de intervenção, tendo sido pré-qualificada para a submissão de uma Estratégia de Desenvolvimento Local ao financiamento comunitário (FEADER, FEDER e FSE).
A RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural, no âmbito da 1ª fase do aviso para a operacionalização do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) / LEADER, viu aprovada a parceria que lidera, as linhas estratégicas e o território de intervenção, tendo sido pré-qualificada para a submissão de uma Estratégia de Desenvolvimento Local ao financiamento comunitário (FEADER, FEDER e FSE).
Nesse sentido, realizou-se no passado dia 21 de maio, na Quinta de Santa Iria, na Covilhã, a reunião do Conselho de Parceiros com o intuito de recolher contributos para a construção da Estratégia de Desenvolvimento Local Cova da Beira 2020.
O consórcio Cova da Beira 2020 é composto por 111 entidades, entre autarquias, associações, cooperativas, empresas, instituições de ensino e de solidariedade social e outras instituições de relevo no panorama económico e social, tendo em vista a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a NUT III Cova da Beira para o período de programação 2014 – 2020.
Na abertura da reunião, o Presidente da associação, Dr. Carlos Pinto, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido ao longo de 22 anos a favor do desenvolvimento rural da Cova da Beira, significando uma aposta ganha quer a nível local como regional, num contexto de construção de um futuro que urge assinalar na continuidade deste Programa, a favor das populações e do meio rural. Afirmou ainda que a RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural irá apresentar a sua Estratégia de Desenvolvimento Local para todo o território da NUT III - Cova da Beira esperando que o princípio da coerência territorial e a necessidade de escala realmente impere, assim como, a racionalização de recursos de estrutura.
Foi também analisada na reunião, os dados preliminares relativos ao encerramento do período de programação 2007-2014 PRODER e da aplicação da iniciativa LEADER no território. A RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural, enquanto entidade gestora do GAL Cova da Beira, financiou, através do PRODER, 127 projetos de investimento, num total de 6 milhões de euros de ajuda pública que permitiram alavancar mais de 12,4 milhões de investimento e a criação de 104 novos postos de trabalho. Estes indicadores reveladores do dinamismo da aplicação dos fundos no território de intervenção da RU.DE, correspondem a uma taxa de execução de 93%, superior à média nacional, contribuindo, assim, para o próprio sucesso da execução do Programa de Desenvolvimento Rural.
A reunião contou ainda com a apresentação das linhas gerais candidatadas da Estratégia de Desenvolvimento Local Cova da Beira 2020, alicerçada em torno de 4 eixos de intervenção – Património, Turismo e Ambiente; Produtos do Território, Inovação, Competitividade e Emprego; e Inovação e Coesão Social – e do eixo transversal da cooperação. Foram constituídos 4 grupos de trabalho que co-produzirão os objectivos de cada eixo de intervenção.
A RU.DE - Associação de Desenvolvimento Rural é a entidade responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local da Cova da Beira e gestora da Iniciativa Comunitária LEADER na Cova da Beira desde a sua génese, em 1992.
No decorrer dos 22 anos que tem gerido a Iniciativa Comunitária LEADER, a RU.DE implementou com sucesso os Plano de Desenvolvimento Local dos Programas LEADER I, LEADER II e LEADER + e no âmbito do Subprograma 3 -"Dinamização das Zonas Rurais" do PRODER - Abordagem Leader prepara-se para concluir a execução da Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD) para este território.
Durante este período, a RU.DE incentivou através da abordagem LEADER, mais de 400 projetos, num montante de investimento superior a 21 milhões de euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet