Por: Diario Digital Castelo Branco
A vila de Ferro, concelho da Covilhã, está a ultimar a apresentação de novos produtos com base no “ouro vermelho”: enchidos de cerejas.
A vila de Ferro, concelho da Covilhã, está a ultimar a apresentação de novos produtos com base no “ouro vermelho”: enchidos de cerejas. A marca já foi criada e as designações terminam todas em diminutivos, para demonstrar o carinho pelo fruto.
Farinheirinhas, morcelinhas, alheirinhas e as chouricinhas são a grande novidade da 10ª edição da Feira da Cereja, que começa esta sexta-feira e decorre até domingo, anuncia a Rádio Renascença.
O aroma a cereja à entrada da Vila de Ferro conduz os visitantes ao Centro Interpretativo da Cereja, inaugurado há quase um ano, com o intuito de promover esta fruta. Ali encontram-se produtos vários: compota, licor, pastel de nata, chá e bombons.
Mas o presidente da Junta de Vila de Ferro, Augusto Macedo, queria um novo chamariz para a Feira da Cereja deste ano e desafiou um amigo a criar algo diferente. João Ferreira, produtor de enchidos artesanais, aceitou o desafio e criou quatro produtos: as farinheirinhas, as morcelinhas, as alheirinhas e as chouricinhas.
“Os condimentos são quase os mesmos de um enchido normal, mas tive algum trabalho para acertar a receita”, revela o produtor, acrescentando que a “polpa de cereja misturada com os restantes ingredientes traduzem-se num maravilhoso produto”.
O presidente da junta de Ferro garante que já tem encomendas de França. “Querem experimentar, querem levar, encomendas de França, estou em crer que vai ter tanta aceitação como o pastel de nata de cereja”, conclui.
Os enchidos de cereja não são baratos, com a adição do “ouro vermelho”, fica 20 euros o quilo.
A Feira da Cereja é um investimento da junta de freguesia de Ferro na ordem dos 13 mil euros. Anualmente a vila produz mil toneladas de cerejas oriundas de 70 produtores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet