Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Penamacor realiza de 24 a 26 a segunda edição da feira de produtos locais "Terras do Lince" que tem como principais objetivos dinamizar o turismo no concelho e promover os produtos locais.
A Câmara Municipal de Penamacor realiza de 24 a 26 a segunda edição da feira de produtos locais "Terras do Lince" que tem como principais objetivos dinamizar o turismo no concelho e promover os produtos locais.
"Temos a feira que irá promover todas as potencialidades do nosso concelho que vão desde o turismo à gastronomia, passando pelo património e pelos produtos locais", afirmou esta 6ª-feira o presidente da autarquia, António Luís Beites, durante a apresentação pública do evento.
O autarca explicou que o certame terá o mesmo formato do da primeira edição, pelo que os visitantes serão convidados a percorrer as zonas mais emblemáticas da vila, num percurso que se estenderá do Jardim da República até à praça do ex-quartel, passando pela zona histórica do Cimo de Vila até à Torre de Menagem.
O evento, que se realiza entre o dia 24 e o dia 26, contará com a participação de cerca de 70 a 80 expositores, que aproveitarão para apresentar gastronomia, artesanato e produtos típicos do concelho, sempre num ambiente de festa e animação.
"Temos um programa bastante variado, que se destina a dar resposta a todos os gostos e a todas as faixas etárias e que, certamente, dará alegria às ruas na nossa vila", apontou António Luís Beites.
Segundo referiu, o município também fez questão de criar um espaço destinado às crianças e de incluir grupos e artistas locais, estando ainda agendadas a apresentação de peças de teatro e de outras atividades, designadamente de dança.
De resto, está prevista a realização de um colóquio subordinado ao tema da "Olivicultura na Beira Baixa", já que a fileira da azeitona e do azeite têm especial importância económica neste concelho do distrito de Castelo Branco.
Entre os oradores convidados estarão presentes representantes da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, da Escola Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, bem como representantes empresariais, que contribuirão para esclarecer os produtores sobre diferentes questões, entre as quais as melhores formas e instrumentos para aceder aos do atual programa comunitário.
"Consideramos que estes são produtos chave quer no presente quer no futuro da economia do concelho e, portanto, tudo faremos para apoiar os nossos empresários de modo a que esta fileira possa crescer", fundamentou.
O investimento previsto para esta edição da feira de produtos locais "Terras do Lince" é de 50 mil euros, menos do que em 2014.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet