Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 13 de julho de 2015

Penamacor: Câmara chega a acordo para pagar dívida relativa à água

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Penamacor chegou a acordo com a antiga empresa Águas do Zêzere para pagar a totalidade da dívida acumulada relativa ao abastecimento de água, anunciou o presidente do município, António Luís Beites.

A Câmara Municipal de Penamacor chegou a acordo com a antiga empresa Águas do Zêzere para pagar a totalidade da dívida acumulada relativa ao abastecimento de água, anunciou o presidente do município, António Luís Beites.

"Estabelecemos um acordo ainda com a anterior administração da empresa Águas de Zêzere e Côa (AZC) para a regularização de todas as dívidas de Penamacor, pelo que, neste momento, temos protocolado o pagamento total", adiantou.

O autarca explicou que o acordo prevê o pagamento das verbas em falta ao longo de quatro anos e que diz respeito a dois milhões e meio de euros, de um total de quatro milhões de euros que a componente da água já representa naquele município: o restante milhão e meio já estava diluído num outro acordo e num contrato de 'factoring'.

"Creio que esta foi uma boa solução para todos. Para nós, nomeadamente, porque era completamente incomportável continuar a sustentar a situação que tínhamos e a acumular juros de mora a taxas elevadíssima", referiu.

Segundo adiantou, com este acordo também ficam resolvidos todas as ações judiciais que estavam pendentes.

Relativamente ao acordo que a AZC e os municípios do sistema estabeleceram como forma de compensação pela saída da Covilhã do sistema de saneamento e cujo valor total a dividir entre os municípios é no valor de 20 milhões de euros, o autarca disse ainda não ter conhecimento de qual o valor que será atribuído ao Penamacor, nem esclareceu se o mesmo será utilizado para o pagamento da dívida existente.

No âmbito da reforma do setor da água, a empresa AZC (que englobava 15 municípios da Beira Interior) passou a integrar o sistema multimunicipal Águas de Lisboa e Vale do Tejo (ALVT), cujos corpos sociais foram eleitos no dia 30 de junho.

Com sede na Guarda, o novo sistema passa a servir, segundo comunicado da ALVT, 80 municípios e oito antigos sistemas, abrangendo uma população de 3,7 milhões de habitantes, numa área territorial correspondente a 22% do território continental português.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!