Por: Diario Digital Castelo Branco
A Herdade da Urgueira, complexo turístico localizado na Freguesia de Perais, concelho de Vila Velha de Ródão, é inaugurada este sábado, dia 25, pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira.
A Herdade da Urgueira, complexo turístico localizado na Freguesia de Perais, concelho de Vila Velha de Ródão, é inaugurada este sábado, dia 25, pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira.
O impulsionador deste projecto de turismo rural é Carlos Lourenço, um dos sócios da Queijaria Artesanal Lourenço & Filhos, com sede em Vila Velha de Ródão, que decidiu avançar para a concretização de um sonho antigo, envolvendo um investimento é de um milhão de euros em obras de recuperação das habitações existentes, um processo moroso que teve início em 2010 e que só pode ser concretizado após a aprovação pelo Instituto do Turismo Rural no ano passado.
Adquirida em 1993, a Herdade da Urgueira estende-se por 488 hectares, terreno que até então era explorado apenas a nível agrícola, anuncia a Turisver online. Foram necessárias obras de recuperação do casario da herdade, colocando à disposição dos turistas e amantes da natureza com complexo que inclui um pólo composto por três habitações de tipologia T1, três T2 e um T3 bem como uma área de recepção e outro pólo habitacional com mais dois T1, um T2 e uma suite. Para além disso, tem ainda um restaurante e uma área reservada ao serviço de pequeno-almoço.
Os visitantes podem ainda usufruir da fauna e flora existente na herdade que possui ainda quatro barragens, sendo que a maior fica a escassos metros do complexo habitacional, oferecendo excelentes condições para o turismo rural, quando a procura, nomeadamente no concelho de Vila Velha de Ródão, tem vindo a aumentar.
Carlos Lourenço pretende realizar parcerias com entidades com experiência em turismo rural e da natureza no sentido de aproveitar todas as potencialidades que os 488 hectares da Herdade da Urgueira colocam à disposição.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet