Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 27 de julho de 2015

Idanha-a-Nova: Feira Raiana junta 200 expositores de Portugal e Espanha

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Feira Raiana vai decorrer este ano em Idanha-a-Nova entre 29 de julho e 02 de agosto, com a participação de 200 expositores de Espanha e Portugal, foi esta 2ª-feira anunciado.

A Feira Raiana vai decorrer este ano em Idanha-a-Nova entre 29 de julho e 02 de agosto, com a participação de 200 expositores de Espanha e Portugal, foi esta 2ª-feira anunciado.

"Não queremos apenas fazer uma feira do lado português, mas sim realizar uma boa feira em Espanha e em Portugal. O nosso objetivo é a cooperação e todos somos poucos para isso", disse o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O autarca, que falava em Cáceres (Espanha), durante a apresentação do certame, explicou que os produtos da terra vão estar em destaque nesta edição.

Armindo Jacinto realçou a importância da cooperação entre a região portuguesa da Beira Baixa e a Estremadura espanhola.

"A cooperação entre as duas regiões é fundamental e constitui uma oportunidade de desenvolvimento. A fronteira tem que ser um motivo de desenvolvimento e de oportunidades", disse.

A 19ª edição da Feira Raiana, cuja realização é alternada entre Portugal (Idanha-a-Nova, na Beira Baixa) e Espanha (Moraleja, província espanhola de Cáceres), vai custar este ano cerca de 400 mil euros.

O autarca português adiantou ainda que o certame, além de ser um motivo de encontro da economia, da cultura e do social, tem que constituir também um momento de reflexão.

E, nesse sentido, uma das novidades desta edição vai ser a apresentação do Fórum Inovação Rural, no dia de abertura do certame, cujo objetivo é discutir e falar de produtos rurais inovadores.

Vai ser também criado um prémio monetário que será atribuído anualmente às empresas que apresentarem projetos e produtos inovadores.

A presidente do Governo provincial de Cáceres, Rosario Cordero, realçou a importância do evento para Espanha e para Portugal.

"Este é um encontro que vai mais além de uma feira lúdica. Além das muitas pessoas que a visitam, queremos que constitua uma oportunidade de negócio para os diversos setores como a agroindústria ou o turismo, que é muito importante para o desenvolvimento rural da raia", afirmou.

Rosario Cordero adiantou ainda que quer aprofundar ainda mais a relação entre a Estremadura e a Beira Baixa nos próximos quatro anos.

"Queremos que esta relação seja uma realidade que vá além da feira Raiana. Deve haver uma aproximação das pessoas e dos projetos", concluiu.

Durante os dias da Feira Raiana está previsto um programa de animação, que inclui atividades culturais, desportivas, gastronómicas e musicais, desde o fado aos folclores português e espanhol.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!