Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 7 de agosto de 2015

Idanha-a-Nova: "Feira Raiana criou um mundo de oportunidades" - Armindo Jacinto

Por: Diario Digital Castelo Branco

Durante cinco dias, a XIX Feira Raiana abriu as portas aos Produtos da Terra, à inovação e ao empreendedorismo para se afirmar definitivamente como o melhor evento de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

Durante cinco dias, a XIX Feira Raiana abriu as portas aos Produtos da Terra, à inovação e ao empreendedorismo para se afirmar definitivamente como o melhor evento de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

Com mais de 200 expositores, um cartaz musical de luxo e muita animação, o certame recebeu a visita de largos milhares de visitantes de quarta-feira a domingo.

Organizada conjuntamente pelos municípios de Idanha-a-Nova e Moraleja (Cáceres), a Feira Raiana foi “um grande êxito” na promoção do mundo rural, referiram no encerramento o autarca português, Armindo Jacinto, e o alcaide espanhol, Julio César Herrero.

Todas as noites reuniram um mar de pessoas para ouvir artistas como José Cid, Amor Electro, The Gift ou o magnífico espetáculo piromusical da Filarmónica Idanhense “Sinfonia de Cores”, mas a XIX Feira Raiana introduziu este ano uma grande novidade: o Fórum Mundial de Inovação Rural.

O evento teve por objetivo debater e premiar práticas inovadoras ligadas ao campo, atribuindo o Prémio Inovação Rural à Rede Europeia de Geoparques e Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, e fomentando a partilha de experiências e projetos empresariais de grande valor.

O Fórum Mundial de Inovação Rural ficou ainda marcado pela apresentação do estudo nacional “Mundo Rural Porque Sim”, desenvolvido pelo investigador e consultor Augusto Mateus; pelo lançamento da obra “Manual Prático de Horticultura Biológica”, de Jean-Claude Rodet e Leonel Pereira; e pela apresentação do projeto Living Seeds/ Sementes Vivas, que prevê a produção de sementes no concelho de Idanha-a-Nova, em modo biológico e biodinâmico, a partir de variedades tradicionais portuguesas.

A abertura oficial da XIX Feira Raiana foi presidida pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar. Nuno Vieira e Brito felicitou a organização: “Cada vez mais estas feiras são importantes e cada vez mais devemos olhar para a inovação, apostar em empreendedorismo e descobrir oportunidades para trazer novos povoadores para territórios de baixa densidade”.

As palavras do governante foram de encontro à estratégia da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O presidente da autarquia, Armindo Jacinto, defende que “é necessário um desígnio nacional que leve o país a encarar de forma positiva as potencialidades da ruralidade e dos municípios de baixa densidade”.

Na presença da presidente da Diputación de Cáceres, Rosario Cordero, Armindo Jacinto salientou ainda que “a Feira Raiana é um dos melhores exemplos de cooperação fronteiriça. A colaboração não se fica pelos cinco dias em que o evento decorre: é estendida ao resto do ano em áreas como a economia, cultura, educação, turismo, inovação e empreendedorismo”.

A 19ª edição da Feira Raiana, uma das melhores já realizadas, contou com a cobertura de dois canais televisivos: a RTP1, que levou a grande corrida de touros a todo a mundo, e a TVI, que emitiu o programa “Somos Portugal” em direto do recinto do certame.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!