Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 18 de setembro de 2015

Sertã e Vila de Rei vão ter estância de 'wakeboard' para potenciar turismo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Cinco municípios do Médio Tejo vão investir 600 mil euros na construção de uma estância de ‘wakeboard’ naquela região do centro do país para potenciar turisticamente a albufeira de Castelo do Bode.

Cinco municípios do Médio Tejo vão investir 600 mil euros na construção de uma estância de ‘wakeboard’ naquela região do centro do país para potenciar turisticamente a albufeira de Castelo do Bode.

Os cinco municípios em causa são Sertã, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Tomar.

A modalidade de ‘wakeboard’ caracteriza-se pelo facto de as pranchas serem puxadas à superfície da água através de um sistema de cabos ou por um barco a motor, como meio de tração, sendo um desporto aquático praticado com uma prancha e manobrada de modo a contornar obstáculos flutuantes.

"É uma modalidade aquática que já supera o número de praticantes de surf nos Estados Unidos e que está em franca expansão em Portugal e em toda a Europa", disse à Lusa o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), referindo que o investimento "é uma mais-valia pelo enorme potencial que representa em termos turísticos e económicos" para a albufeira de Castelo do Bode e região envolvente.

"A albufeira tem um espelho de água com mais de 70 quilómetros e funciona para esta região como um oceano funciona para as zonas do litoral", defendeu Miguel Pombeiro.

Para este responsável, o investimento insere-se numa "estratégia de desenvolvimento de um turismo não meramente contemplativo mas que também proporcione vivências e experiências ao nível dos rios e da natureza".

Segundo disse, o lago de Castelo do Bode vai ter a funcionar em março de 2016 "a primeira estância do mundo com ‘cable systems’ [sistema de cabos] em cinco localizações diferentes, todas elas com características únicas" e ligadas entre si num espelho de água com cerca de 30 quilómetros através de jangadas.

Esta estância funcionará com um modelo de gestão integrada, implementado em todos os cinco municípios, prevendo-se que o seu funcionamento seja do género "forfait" (tarifas para acesso às pistas) para um dia ou para uma semana, podendo ser utilizados os vários ‘cables systems’ instalados nas praias fluviais.

Os ‘Cable Parks’ serão implementados nas praias fluviais de Fernandaires (Vila de Rei), do Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Aldeia do Mato, (Abrantes), Trízio (Sertã) e Praia dos Montes (Tomar).

O primeiro ‘cable system’ vai ser inaugurado na sexta-feira em Ferreira do Zêzere, na praia fluvial do Lago Azul, onde mais de 150 atletas de várias nacionalidades disputam, até sábado, o campeonato do Mundo de ‘wakeboard’, evento que antecipa a inauguração do projeto de dinamização turística.

"O investimento global de 600 mil euros inclui a comparticipação financeira para a realização em Portugal do campeonato do mundo de ‘wakeboard’, uma prova que confere grande visibilidade a esta região, não só pela dimensão da prova mas também porque é a primeira vez que se realiza fora dos Estados Unidos", destacou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!